A Vinícola Aurora reuniu mais de 350 cooperadas, esposas e filhas de associados no Encontro de Mulheres, em Bento Gonçalves, para a celebração do Dia Internacional da Mulher Rural. Reforçando o papel central das mulheres no cooperativismo vitivinícola, hoje a Aurora conta com 220 cooperadas, cerca de 20% do quadro de 1,1 mil associados — e segue ampliando a presença feminina em espaços de gestão e decisão.
Programação especial
Na abertura oficial do evento, foi apresentado o projeto Aurora Mulheres Empreendedoras (AME). O patrocinador master Sicredi Serrana trouxe a palestra “Planejar para Crescer: o papel da mulher na gestão e nas finanças do campo”, ministrada pela assessora de Negócios, Cleide Justina Brand.
Na sequência, a coordenadora do Comitê de Mulheres da cooperativa, Estela Frare Rossato, apresentou os resultados do programa Elas pelo Coop. Para a analista do Setor Social da Vinícola Aurora, Jessyca Bolzan, a mulher rural tem um papel essencial no cooperativismo vitivinícola.
“Cada vez mais, as mulheres estão ocupando espaços de liderança e decisão dentro das cooperativas, contribuindo com uma visão sensível, colaborativa e inovadora. O Encontro de Mulheres é uma oportunidade de reconhecer essa força e incentivar que mais mulheres se vejam como protagonistas desse movimento”, destacou.
No encerramento da programação, a especialista em desenvolvimento humano, Maria Elena Pereira Johannpeter, apresentou uma palestra sobre responsabilidade social individual, coragem empreendedora e a transformação de valores internos como motor para mudanças no entorno. “Transformar valores internos faz despertar na pessoa o seu verdadeiro valor, o que a torna mais ativa e socialmente transformadora do mundo ao seu redor”, finalizou Maria Elena.
Elas pelo Coop
Criado durante o Encontro de Mulheres de 2023, o Comitê Elas pelo Coop está alinhado ao movimento nacional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para fortalecer as lideranças femininas. Em parceria com a Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), o grupo finaliza um programa de formação com foco em habilidades de liderança e governança cooperativa. Em 2024, as representantes do Comitê realizaram 10 reuniões de núcleo com as cooperadas para estreitar o relacionamento e ampliar a participação feminina.
Fonte: Sistema Ocergs com adaptações da MundoCoop












