A Co-operative Retail Society Network (CRSN) está cada vez mais forte em sua tentativa de ajudar as empresas rurais a sobreviverem a tempos difíceis.
Lançada em 2023, é uma parceria entre um número crescente de cooperativas de varejo e a Plunkett UK, que oferece consultoria empresarial gratuita a comunidades rurais que desejam salvar ou criar empresas comunitárias. Os membros compartilham recursos e conhecimentos com empresas comunitárias que precisam de ajuda.
Atualmente composta por Midcounties, Central, Southern, Radstock, Co-op Group e Co-operatives UK, a rede foi inspirada pelos princípios cooperativos 5 (educação, treinamento e informação) e 6 (cooperação entre cooperativas).
Existem várias maneiras importantes pelas quais ela visa aumentar o tamanho e o impacto do movimento de propriedade comunitária rural, incluindo uma contribuição financeira anual para o serviço comunitário gratuito da Plunkett UK, que ajuda a apoiar empresas comunitárias existentes e em fase de arranque.
O compartilhamento de conhecimento especializado sobre cooperativas e varejo está se mostrando um grande impulso para pequenas empresas comunitárias em busca de soluções e, ao se reunir regularmente como um coletivo, a rede pode explorar formas práticas e inovadoras de apoio, incluindo visitas a empresas de sucesso que podem compartilhar conhecimento e experiência com outras que estão começando.
Na época do lançamento da rede, questões como a crise do custo de vida e o aumento das contas de energia eram grandes desafios para o futuro a longo prazo das empresas comunitárias nas áreas rurais. Como reconhece Hannah Barrett, gerente de parcerias da Plunkett, a maioria desses desafios ainda permanece para sua rede de mais de 800 empresas comunitárias, com cerca de 40 novas empresas sendo abertas a cada ano e buscando orientação.
“Essas dificuldades ainda existem, se não pioraram”, alerta ela. “No entanto, as comunidades estão se unindo para oferecer soluções para questões como o isolamento social e a falta de empregos locais, seja um local onde os jovens possam obter mais informações por meio de uma rede de empregos ou o apoio a todos os tipos de cooperativas, incluindo bares comunitários.”
“O financiamento que a rede fornece vai para o fundo geral de apoio empresarial da Plunkett e é distribuído a empresas específicas, pelo que estamos muito satisfeitos com isso. É uma parte significativa do serviço empresarial comunitário que prestamos e agora podemos utilizar os conhecimentos, a experiência e as redes das cooperativas de retalho em seu benefício. O apoio da rede também garante que a nossa oferta de apoio empresarial está disponível para as comunidades. É realmente uma demonstração de cooperativas a apoiar outras cooperativas.”
As iniciativas recentes incluem uma visita de estudo da Southern à Green Gram, uma loja comunitária de recargas em Hampshire, e uma reunião da rede em Alfrick and Lulsley, uma loja comunitária em Worcestershire.
“Foi muito inspirador ver o envolvimento e o apoio locais”, diz Barrett. “Discutimos o compartilhamento de conhecimento e como podemos melhorá-lo, e as sociedades cooperativas também puderam aprender com as ideias que receberam das comunidades que estão fazendo isso com sucesso por conta própria.”
A rede está ajudando a Plunkett a garantir um setor sustentável de negócios comunitários, acrescenta ela, e a organização agora está convidando proativamente outras sociedades a se juntarem a ela.
“Também estamos trabalhando de forma mais abrangente com as sociedades para fornecer estudos de caso com dados que elas possam usar para dialogar com seus conselhos e membros. Também trabalhamos com artigos de imprensa, levando funcionários em visitas de estudo para que possam ver os negócios comunitários em ação e compartilhar conhecimentos. Fornecemos dados sobre áreas comerciais específicas cobertas por uma cooperativa, para que possam ver o trabalho que poderiam fazer em sua região.”
Outra iniciativa beneficiou as empresas comunitárias com um webinar da Midcounties sobre medidas de eficiência energética e como elas poderiam ser replicadas.
“Estamos analisando medidas ambientais que as empresas comunitárias podem implementar e discutindo a força do envolvimento da comunidade local”, acrescenta ela, “e como a rede pode envolver continuamente a comunidade em geral no que faz.”
Os membros da rede também estão envolvidos na criação de vínculos com outras organizações a nível nacional para construir um futuro melhor para as empresas rurais, com a Midcounties a participar na reunião da Rural Retail Taskforce (Força-Tarefa do Comércio Rural) convocada pela Plunkett em Ditchley Park, em Oxfordshire, no outono passado. Co-presidida pela guru do retalho Mary Portas e pelo defensor da economia social Charles Courtenay, Conde de Devon, reuniu organizações e especialistas de um amplo espectro dos setores rural e retalhista.
A reunião da força-tarefa foi seguida por uma série de eventos presenciais e online em todo o Reino Unido, com a participação de mais de 80 lojas comunitárias, compartilhando insights e analisando as tendências emergentes no varejo e as necessidades das comunidades. Em junho, o relatório Futuro do Varejo Rural da Plunkett apresentou uma série de soluções práticas e recomendações.
“É um dos documentos mais importantes que elaboramos e estamos muito orgulhosos dele”, afirma Barrett. “Ao incentivar as comunidades a pensar no futuro e ampliar sua oferta, podemos ajudar a garantir que cada comunidade esteja envolvida e cumprindo suas metas.
“A Midcounties já está conversando com seus membros sobre energia, e podemos compartilhar isso com outros membros com quem trabalhamos. Também podemos oferecer contribuições sobre tudo, desde treinamento de pessoal até RH, saúde e segurança e marketing de apoio ao varejo em geral.”
A Plunkett UK, que representa 10% de todas as cooperativas independentes que operam no Reino Unido,
é um dos segmentos de crescimento mais rápido do movimento cooperativo. Hannah Barrett está otimista de que a CRSN pode ajudar as empresas comunitárias a crescer exponencialmente nos próximos anos.
“Temos grandes planos para o futuro e teremos uma reunião da rede em outubro com foco no conhecimento e treinamento que podemos usar e replicar para nossos membros.
“Gostaria de ver o tamanho da rede crescer com maior colaboração, para que as empresas comunitárias realmente se beneficiem desse conhecimento e experiência compartilhados”, diz ela.
“A ameaça aos serviços rurais locais é enorme. Vemos muitos bares a procurarem-nos porque o setor da hotelaria e restauração está a passar por grandes dificuldades; ao ritmo atual de encerramentos, em 2050 já não haverá bares [informação retirada de um relatório do Times]. Com ameaças como estas, é compreensível que haja um aumento no número de consultas, mas a boa notícia é que há um número constante de pessoas dispostas a assumir esses negócios, com uma taxa de sucesso de 99%.”
Além do apoio empresarial, planejamento e governança, a rede também defende e pressiona o governo para melhorar as políticas de apoio ao trabalho que a Plunkett realiza.
“A Rede oferece uma base estável para as empresas comunitárias que desejamos servir, por isso estamos pedindo um compromisso de longo prazo”, diz Barrett. “Quando você vê cooperativas trabalhando em cooperação, isso dá esperança às pessoas, o que significa que, em última análise, o setor prosperará.”
Fonte: Coop News