O Sistema OCB/GO conduz uma missão internacional de dirigentes de cooperativas de crédito à Universidade de St. Gallen, na Suíça, para uma imersão em capacitação executiva. A viagem, que ocorre de 20 de setembro a 4 de outubro, também tem como objetivo incentivar a internacionalização e abrir possibilidades de parcerias com cooperativas suíças. A comitiva é liderada pelo presidente da Casa do Cooperativismo Goiano, Luís Alberto Pereira.
Trata-se da segunda missão organizada neste ano pelo Sistema OCB/GO, por meio do seu braço educacional SESCOOP/GO, para esse objetivo. A escolha pela Universidade de St. Gallen se deve por conta de sua reconhecida expertise na área de negócios e liderança executiva, além de ser uma consolidada instituição de ensino, com 127 anos de fundação.
“A experiência internacional contribuirá ainda mais com o crescimento do ramo crédito e vai ajudar a atingirmos mais pessoas para o nosso modelo de negócio cooperativista, aumentando o nosso market share. Escolhemos a Universidade de St. Gallen como parceira porque é uma instituição renomada e tradicional”, explica Luís Alberto.
Durante a missão, os executivos experimentam uma imersão na cultura empresarial suíça. Além disso, passam por vários módulos de capacitação que envolvem governança, negócios, cooperativismo e mercado financeiro. Os participantes também realizam atividades externas e visitas técnicas a cooperativas locais.
“São aprendizados relacionados à macroeconomia, questões de liderança e como fazer as pessoas se engajarem. Além disso, aprende-se sobre os sistemas de crédito suíço e francês, que possuem uma estratégia de longo prazo. Acreditamos que as cooperativas devem utilizar esse aprendizado em suas estratégias para aumentar receitas, reduzir custos e ganhar ainda mais competitividade”, frisa o superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Caiado.
Internacionalização
O Sistema OCB/GO tem buscado cada vez mais inserir as cooperativas goianas no mercado internacional. Neste ano, já realizou uma missão de líderes cooperativistas do ramo agropecuário para a Índia. Outra viagem para o país asiático está prevista para outubro. Planeja também ampliar a presença das cooperativas em feiras internacionais, como a de Anuga, a maior mostra de alimentos e bebidas do mundo, a ser realizada ainda neste ano, na Alemanha.
Fonte: Sistema OCB/GO com adaptações da MundoCoop