Nos últimos tempos, as atividades econômicas coletivas, cujo núcleo são as cooperativas, têm evoluído de forma positiva. A qualidade dos produtos e serviços das cooperativas tem sido cada vez mais aprimorada para atender às necessidades comuns dos cooperados. Assim, muitos modelos cooperativos eficazes têm contribuído para o aumento da renda, a criação de empregos estáveis e a promoção do desenvolvimento econômico rural sustentável.
Muitas cooperativas operam de forma eficaz
De acordo com a avaliação da União Cooperativa Provincial, nos últimos anos, as atividades das cooperativas têm basicamente resolvido bem as relações cooperativas, apoiando-se mutuamente no processo de produção, consumindo produtos e criando empregos; interagindo proativamente no fornecimento e consumo de produtos para os membros. A capacidade interna das cooperativas tem melhorado gradualmente, diversificando as atividades, e algumas cooperativas têm investido ousadamente em máquinas e tecnologia, melhorando assim a produtividade e a renda dos membros.
Assim, as cooperativas têm se afirmado gradativamente como um fator que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região. Em particular, as cooperativas de produção de arroz operam de forma bastante eficaz, com algumas culturas alcançando alta produtividade e preços de venda.
Normalmente, a Cooperativa de Serviços Agrícolas Cong Bang Hung Le (comuna de Hung Nhuong) tem 529 membros, suas atividades comerciais incluem o fornecimento de serviços para produção agrícola para implementar a cadeia de valor do coco, e a área de coqueiros da cooperativa é certificada para produção orgânica de acordo com os padrões Fairtrade.
A Cooperativa coopera estreitamente com empresas e empreendimentos para fornecer serviços de insumos para apoiar os membros na produção e na produção de seus produtos. A receita nos primeiros 6 meses de 2025 é estimada em 18 bilhões de VND, com lucro líquido de 550 milhões de VND.

Como uma das cooperativas agrícolas mais eficazes, o Sr. Doan Van Tai, Diretor da Cooperativa de Produção e Serviços Agrícolas de Tan Dat (comuna de Trung Ngai), afirmou: “A cooperativa implementou com sucesso o método de produção associado à cadeia de valor. A cooperativa atrai 85 membros, com 100 hectares de terra para produção orgânica e certificação de acordo com os padrões do USDA, UE e JAS.”
A Cooperativa pesquisou com sucesso processos de produção de arroz orgânico e atualmente está expandindo a área em outras Cooperativas. A Cooperativa também assinou um contrato para produzir, fornecer e consumir 2.000 hectares de arroz seguro com a Balance Life Company.
Dessa forma, a cooperativa se compromete a produzir de acordo com o processo e garantir a qualidade do arroz conforme o acordo. A empresa comprará todos os produtos da cooperativa, garantindo aos associados lucros de 1,5 a 2 vezes maiores do que os dos produtores que produzem fora da cooperativa.
O Sr. Pham Hung Dung, Diretor da Cooperativa de Aquicultura Segura de Vinh Long (comuna de An Binh), disse: Com uma escala de produção de 4.320 m2, a Cooperativa organiza a produção científica para atender totalmente aos critérios de avaliação da qualidade da aquicultura de acordo com os padrões VietGAP.
Aproveitando a fonte de água levemente salina da região insular, a Cooperativa cria peixes em gaiolas para diversificar os produtos agrícolas fornecidos ao mercado, com foco nos principais produtos: carpa e tilápia vermelha.
Como os peixes são criados de acordo com processos científicos, os membros mantêm um registro dos registros de produção, técnicas de criação e medidas de prevenção e tratamento de doenças, todos os peixes crescem bem e o processo de criação não causa danos econômicos ou ambientais.
Continue a promover o papel da “alavancagem”
Para dar suporte às cooperativas, a União Cooperativa Provincial promoveu e divulgou ativamente aos membros e cooperativas o fortalecimento dos vínculos na produção, a aplicação de bons processos de produção agrícola, a aplicação de novas ciências e tecnologias para garantir a melhoria da produtividade, a qualidade e a segurança alimentar dos produtos agrícolas, a orientação das cooperativas para revisar e registrar códigos de áreas de cultivo, a criação de marcas e o rastreamento das origens dos produtos.
Dessa forma, cria-se motivação para ajudar cooperativas a comercializar produtos agrícolas com ousadia em plataformas de comércio eletrônico. As cooperativas agrícolas produzem, processam e fabricam mais de 50 produtos acabados a partir de arroz, camarão, outros produtos aquáticos e produtos artesanais feitos com materiais agrícolas (bambu, jacinto-d’água, etc.).
Muitas cooperativas expandiram proativamente sua escala e campos de operação, fizeram um bom trabalho no desenvolvimento de membros, aumentando o capital social e o capital operacional, criando mais empregos e trazendo benefícios práticos aos membros.
Observa-se que, graças à implementação da integração e do consumo, muitas cooperativas contribuíram para reduzir a situação de “boa colheita, preço baixo”, ajudando associados e agricultores a aumentar os lucros e a desenvolver a economia de forma estável. No entanto, o desenvolvimento da economia coletiva também enfrenta muitas dificuldades e desafios.
Especificamente, o número de cooperativas recém-criadas aumentou, mas o número de cooperativas em operação efetiva ainda é baixo; o número de cooperativas com produtos de qualidade participando do programa OCOP não é grande, e os produtos são principalmente não processados.
A implementação da cooperação e da vinculação na produção de acordo com a cadeia de valor dos produtos agrícolas com empresas por meio de cooperativas ainda é lenta, de pequena escala, insustentável e tem mercados de consumo limitados…

Compartilhando sobre as dificuldades da cooperativa, o Sr. Doan Van Tai disse: O mercado interno de arroz orgânico ainda é limitado devido aos altos preços e à concorrência de produtos abaixo do padrão rotulados como “orgânicos”, afetando a confiança do consumidor.
Além disso, a produção e a manutenção da certificação internacional são caras; a cooperativa também carece de capital de longo prazo para expandir as áreas de cultivo e investir em máquinas de alta tecnologia para processamento profundo.
Para que as cooperativas se tornem verdadeiramente uma “alavanca” para o desenvolvimento econômico rural, é necessário implementar sincronicamente muitas soluções sobre capacidade de gestão cooperativa, políticas de apoio a capital, terra, ciência e tecnologia; implementar vínculos entre cooperativas e empresas e, ao mesmo tempo, os agricultores precisam participar corajosamente de novos modelos cooperativos.
O Sr. Nguyen Quoc Phong, vice-presidente da União Cooperativa Provincial, disse: No futuro próximo, fortaleceremos a ligação da cadeia de valor entre empresas e cooperativas, nos esforçando para ter cerca de 10% das cooperativas agrícolas vinculadas às empresas na cadeia de valor.
Promover a aplicação de alta tecnologia no setor agrícola, buscando ter de 3 a 5 cooperativas aplicando alta tecnologia na produção e no consumo de produtos agrícolas até o final de cada ano.
Ao mesmo tempo, mobilizar ativamente as cooperativas na província para se concentrarem na associação, serem autossuficientes e independentes na mobilização de membros para contribuírem com capital para criar grandes recursos para o desenvolvimento; apoiar as cooperativas a participarem de feiras de exposição, programas de promoção comercial, programas de conexão comercial, incentivar e apoiar as cooperativas a participarem da promoção de produtos em plataformas de comércio eletrônico.
Atualmente, a província conta com 631 cooperativas, incluindo 416 cooperativas agrícolas, 41 cooperativas de pesca, 36 cooperativas industriais e artesanais, 27 cooperativas de construção, 36 cooperativas de comércio e serviços, 40 cooperativas de transporte, 6 outras cooperativas e 29 fundos de crédito populares. A província conta atualmente com 3.150 cooperativas (2.899 cooperativas agrícolas, 251 cooperativas de outras áreas).
Fonte: Vietan.Vn com adaptações da MundoCoop