• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Economia cooperativa impulsiona desenvolvimento agrícola sustentável no Vietnã

Mundo Coop POR Mundo Coop
19 de setembro de 2025
INTERNACIONAL
Economia cooperativa impulsiona desenvolvimento agrícola sustentável no Vietnã

Economia cooperativa impulsiona desenvolvimento agrícola sustentável no Vietnã

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Nos últimos tempos, as atividades econômicas coletivas, cujo núcleo são as cooperativas, têm evoluído de forma positiva. A qualidade dos produtos e serviços das cooperativas tem sido cada vez mais aprimorada para atender às necessidades comuns dos cooperados. Assim, muitos modelos cooperativos eficazes têm contribuído para o aumento da renda, a criação de empregos estáveis ​​e a promoção do desenvolvimento econômico rural sustentável.

Muitas cooperativas operam de forma eficaz

De acordo com a avaliação da União Cooperativa Provincial, nos últimos anos, as atividades das cooperativas têm basicamente resolvido bem as relações cooperativas, apoiando-se mutuamente no processo de produção, consumindo produtos e criando empregos; interagindo proativamente no fornecimento e consumo de produtos para os membros. A capacidade interna das cooperativas tem melhorado gradualmente, diversificando as atividades, e algumas cooperativas têm investido ousadamente em máquinas e tecnologia, melhorando assim a produtividade e a renda dos membros.

Assim, as cooperativas têm se afirmado gradativamente como um fator que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região. Em particular, as cooperativas de produção de arroz operam de forma bastante eficaz, com algumas culturas alcançando alta produtividade e preços de venda.

Normalmente, a Cooperativa de Serviços Agrícolas Cong Bang Hung Le (comuna de Hung Nhuong) tem 529 membros, suas atividades comerciais incluem o fornecimento de serviços para produção agrícola para implementar a cadeia de valor do coco, e a área de coqueiros da cooperativa é certificada para produção orgânica de acordo com os padrões Fairtrade.

A Cooperativa coopera estreitamente com empresas e empreendimentos para fornecer serviços de insumos para apoiar os membros na produção e na produção de seus produtos. A receita nos primeiros 6 meses de 2025 é estimada em 18 bilhões de VND, com lucro líquido de 550 milhões de VND.

Vietna 1
Algumas cooperativas realizam vínculos proativamente, criando confiança entre os agricultores e contribuindo ativamente para o desenvolvimento econômico rural.

Como uma das cooperativas agrícolas mais eficazes, o Sr. Doan Van Tai, Diretor da Cooperativa de Produção e Serviços Agrícolas de Tan Dat (comuna de Trung Ngai), afirmou: “A cooperativa implementou com sucesso o método de produção associado à cadeia de valor. A cooperativa atrai 85 membros, com 100 hectares de terra para produção orgânica e certificação de acordo com os padrões do USDA, UE e JAS.”

A Cooperativa pesquisou com sucesso processos de produção de arroz orgânico e atualmente está expandindo a área em outras Cooperativas. A Cooperativa também assinou um contrato para produzir, fornecer e consumir 2.000 hectares de arroz seguro com a Balance Life Company.

Dessa forma, a cooperativa se compromete a produzir de acordo com o processo e garantir a qualidade do arroz conforme o acordo. A empresa comprará todos os produtos da cooperativa, garantindo aos associados lucros de 1,5 a 2 vezes maiores do que os dos produtores que produzem fora da cooperativa.

O Sr. Pham Hung Dung, Diretor da Cooperativa de Aquicultura Segura de Vinh Long (comuna de An Binh), disse: Com uma escala de produção de 4.320 m2, a Cooperativa organiza a produção científica para atender totalmente aos critérios de avaliação da qualidade da aquicultura de acordo com os padrões VietGAP.

Aproveitando a fonte de água levemente salina da região insular, a Cooperativa cria peixes em gaiolas para diversificar os produtos agrícolas fornecidos ao mercado, com foco nos principais produtos: carpa e tilápia vermelha.

Como os peixes são criados de acordo com processos científicos, os membros mantêm um registro dos registros de produção, técnicas de criação e medidas de prevenção e tratamento de doenças, todos os peixes crescem bem e o processo de criação não causa danos econômicos ou ambientais.

Continue a promover o papel da “alavancagem”

Para dar suporte às cooperativas, a União Cooperativa Provincial promoveu e divulgou ativamente aos membros e cooperativas o fortalecimento dos vínculos na produção, a aplicação de bons processos de produção agrícola, a aplicação de novas ciências e tecnologias para garantir a melhoria da produtividade, a qualidade e a segurança alimentar dos produtos agrícolas, a orientação das cooperativas para revisar e registrar códigos de áreas de cultivo, a criação de marcas e o rastreamento das origens dos produtos.

Dessa forma, cria-se motivação para ajudar cooperativas a comercializar produtos agrícolas com ousadia em plataformas de comércio eletrônico. As cooperativas agrícolas produzem, processam e fabricam mais de 50 produtos acabados a partir de arroz, camarão, outros produtos aquáticos e produtos artesanais feitos com materiais agrícolas (bambu, jacinto-d’água, etc.).

Muitas cooperativas expandiram proativamente sua escala e campos de operação, fizeram um bom trabalho no desenvolvimento de membros, aumentando o capital social e o capital operacional, criando mais empregos e trazendo benefícios práticos aos membros.

Observa-se que, graças à implementação da integração e do consumo, muitas cooperativas contribuíram para reduzir a situação de “boa colheita, preço baixo”, ajudando associados e agricultores a aumentar os lucros e a desenvolver a economia de forma estável. No entanto, o desenvolvimento da economia coletiva também enfrenta muitas dificuldades e desafios.

Especificamente, o número de cooperativas recém-criadas aumentou, mas o número de cooperativas em operação efetiva ainda é baixo; o número de cooperativas com produtos de qualidade participando do programa OCOP não é grande, e os produtos são principalmente não processados.

A implementação da cooperação e da vinculação na produção de acordo com a cadeia de valor dos produtos agrícolas com empresas por meio de cooperativas ainda é lenta, de pequena escala, insustentável e tem mercados de consumo limitados…

Vietna 2
Os produtos artesanais são feitos de materiais agrícolas, ajudando a criar empregos para trabalhadores rurais.

Compartilhando sobre as dificuldades da cooperativa, o Sr. Doan Van Tai disse: O mercado interno de arroz orgânico ainda é limitado devido aos altos preços e à concorrência de produtos abaixo do padrão rotulados como “orgânicos”, afetando a confiança do consumidor.

Além disso, a produção e a manutenção da certificação internacional são caras; a cooperativa também carece de capital de longo prazo para expandir as áreas de cultivo e investir em máquinas de alta tecnologia para processamento profundo.

Para que as cooperativas se tornem verdadeiramente uma “alavanca” para o desenvolvimento econômico rural, é necessário implementar sincronicamente muitas soluções sobre capacidade de gestão cooperativa, políticas de apoio a capital, terra, ciência e tecnologia; implementar vínculos entre cooperativas e empresas e, ao mesmo tempo, os agricultores precisam participar corajosamente de novos modelos cooperativos.

O Sr. Nguyen Quoc Phong, vice-presidente da União Cooperativa Provincial, disse: No futuro próximo, fortaleceremos a ligação da cadeia de valor entre empresas e cooperativas, nos esforçando para ter cerca de 10% das cooperativas agrícolas vinculadas às empresas na cadeia de valor.

Promover a aplicação de alta tecnologia no setor agrícola, buscando ter de 3 a 5 cooperativas aplicando alta tecnologia na produção e no consumo de produtos agrícolas até o final de cada ano.

Ao mesmo tempo, mobilizar ativamente as cooperativas na província para se concentrarem na associação, serem autossuficientes e independentes na mobilização de membros para contribuírem com capital para criar grandes recursos para o desenvolvimento; apoiar as cooperativas a participarem de feiras de exposição, programas de promoção comercial, programas de conexão comercial, incentivar e apoiar as cooperativas a participarem da promoção de produtos em plataformas de comércio eletrônico.

Atualmente, a província conta com 631 cooperativas, incluindo 416 cooperativas agrícolas, 41 cooperativas de pesca, 36 cooperativas industriais e artesanais, 27 cooperativas de construção, 36 cooperativas de comércio e serviços, 40 cooperativas de transporte, 6 outras cooperativas e 29 fundos de crédito populares. A província conta atualmente com 3.150 cooperativas (2.899 cooperativas agrícolas, 251 cooperativas de outras áreas).


Fonte: Vietan.Vn com adaptações da MundoCoop

ANTERIOR

Pesquisa aponta que brasileiros priorizam emprego e redução de impostos na economia

PRÓXIMA

Gestão documental: a base para transformar IA em vantagem competitiva – Inon Neves é VP da Access

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

UE anuncia investimentos e políticas para impulsionar cooperativismo mundial
INTERNACIONAL

UE anuncia investimentos e políticas para impulsionar cooperativismo mundial

17 de setembro de 2025
Cooperativa de crédito dos EUA lança criptomoeda como parte de plataforma de ativos digitais
INTERNACIONAL

Cooperativa de crédito dos EUA lança criptomoeda como parte de plataforma de ativos digitais

16 de setembro de 2025
Nova plataforma cooperativa promove poupança coletiva entre associados
INTERNACIONAL

Nova plataforma cooperativa promove poupança coletiva entre associados

15 de setembro de 2025
Indonésia anuncia plano para criar 80 mil novas cooperativas
INTERNACIONAL

Indonésia anuncia plano para criar 80 mil novas cooperativas

13 de setembro de 2025
Cooperativa vietnamita inova com a integração de produção e consumo de produtos
INTERNACIONAL

Cooperativa vietnamita inova com a integração de produção e consumo de produtos

11 de setembro de 2025
Cooperativa social completa cem anos promovendo educação para transformação social
INTERNACIONAL

Cooperativa completa um século promovendo educação para transformação social

9 de setembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17º Congresso da ABMRA debate os 5 Ps do marketing para um agro digital mais eficiente
ACONTECE NO SETOR

17º Congresso da ABMRA debate os 5 Ps do marketing para um agro digital mais eficiente

19 de setembro de 2025
ONU reconhece cooperativas como agentes de transformação social em nova declaração
DESTAQUES

ONU reconhece cooperativas como agentes de transformação social em nova declaração

19 de setembro de 2025
setembro amarelo 1
CONTEÚDO DE MARCA

Seguros INVIDA: Proteção Financeira para imprevisto de Saúde

19 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.