Uma iniciativa simples adotada pela Unimed Francisco Beltrão vem transformando o ambiente de trabalho da cooperativa. Jogos de tabuleiro, de cartas (Uno) e até desenhos para colorir — no estilo Bobby Goods, tendência entre as crianças — passaram a fazer parte do espaço de convivência dos colaboradores e já mostram resultados positivos.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, enfermeira Flávia Gindri, o clima nos intervalos mudou significativamente. “Antes, cada colaborador chegava ao refeitório, onde normalmente fazem suas pausas, e reinava o silêncio, com todos compenetrados no celular. Agora, quando entram na sala, estão sorrindo, conversando, pintando. O celular ficou um pouco de lado. Eles chegam até a marcar os desenhos com seus nomes para continuar colorindo depois.”

A iniciativa integra o Programa Bem-Estar Unimed, que reúne diversas ações voltadas à saúde mental e qualidade de vida dos trabalhadores. “Esse é o jeito de cuidar da Unimed. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas se sintam bem no ambiente de trabalho. É uma preocupação constante com a qualidade de vida, inclusive o equilíbrio emocional. Buscamos garantir um clima organizacional saudável e dar apoio a quem precisa”, afirmou a gerente de Gestão de Pessoas, Carolina Kunrath.
O programa é desenvolvido em parceria pelas gerências de Atenção à Saúde e de Gestão de Pessoas. En-tre as ações já consolidadas estão a ginástica laboral duas vezes por semana, o “Dia da Fruta” também em dois dias da semana e o “Café Saudável”, realizado uma vez por mês com acompanhamento de nutricionista da cooperativa. Todos os colaboradores têm ainda acesso a atendimento psicológico e nutricional, com consultas custeadas pela Unimed, sem coparticipação.
Outra medida em andamento é o projeto de auriculoterapia, realizado em parceria com o curso de Medicina da Unioeste. A técnica consiste na aplicação de pequenas sementes de mostarda em pontos específicos da orelha, após exames clínicos. O método auxilia no alívio de dores, redução do estresse e da ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono. O projeto de extensão deve seguir até meados de setembro. “É um conjunto de ações que colocamos em prática para melhorar a vida das pessoas que estão aqui trabalhando conosco”, reforçou Flávia.
Nesta semana, a cooperativa também encerrou o treinamento “Gerencie Suas Emoções com Técnicas de Mindfulness”. A capacitação reuniu um colaborador de cada setor, que agora será multiplicador junto aos colegas por meio de rodas de conversa, gestão do tempo, diário de emoções e práticas de gratidão. “Tudo isso pensado em acolhimento e na melhoria da cultura de bem-estar dentro da cooperativa”, destacou Carolina.
Segundo ela, essas medidas também integram a adequação da cooperativa à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01), que entra em vigor no próximo ano. A regra determina que as empresas incluam a avaliação de riscos psicossociais nos processos de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), com foco na identificação e no controle de fatores como assédio moral, sobrecarga de trabalho e estresse, promovendo a saúde mental dos trabalhadores.
Fonte: Jornal de Beltrão