A recém criada Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo pode pautar a implementação do ensino cooperativista na grade extracurricular da educação municipal, segundo comentou o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (Sistema OCB/GO), Luís Alberto Pereira, ao Jornal Opção. O grupo é presidido pelo vereador Denício Trindade (UB), empresário e representante do setor no Legislativo goianiense.
A pauta é uma das demandas centrais da OCB/GO para a Câmara Municipal, ao passo que prevê o fortalecimento de laços entre as instituições. “Como instituição que atua no fomento e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, acreditamos que a proximidade do Sistema OCB/GO com o Legislativo municipal pode gerar estratégias que impulsionam o modelo de negócio cooperativista e, consequentemente, ajudam a desenvolver a economia local”, afirma.
Além da criação de um novo tema para as salas de aulas da rede municipal, a organização prevê o maior acesso às emendas parlamentares em apoio às cooperativas — sobretudo a de base solidária, como agricultura familiar e reciclagem.
Para o vereador, o grupo é uma forma institucional de fortalecer o cooperativismo em Goiânia, com objetivo de viabilizar e defender o trabalho das famílias com empresas de economia cooperativa. “Goiás está em 6º lugar no ranking dos Estados com maior número de cooperados, nós temos mais de 600 mil goianos. O cooperativismo está presente em vários setores, no sistema financeiro, no transporte e na agricultura.”
Segundo o parlamentar, a criação da atividade extracurricular é um dos compromissos que o prefeito Sandro Mabel (UB) assumiu junto às cooperativas para o seu governo, como a criação de uma gerência de cooperativas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, encabeçada pelo titular Diogo Luiz Franco de Freitas.
Demandas das cooperativas
- Acesso a emendas parlamentares, para aplicação de recursos no desenvolvimento e apoio às cooperativas, principalmente as de base solidária (agricultura familiar e reciclagem);
- Aumento da defesa e apoio ao modelo cooperativista, por meio de propostas legislativas;
- Ações de promoção e fortalecimento do cooperativismo em Goiânia;
- Apoio da frente para a inserção do ensino do cooperativismo nas escolas municipais, para o desenvolvimento de uma cultura da cooperação entre os alunos e estímulo a futuros empreendedores, por meio do modelo de negócio cooperativista.
Fonte: Sistema OCB/GO com adaptações da MundoCoop