A União Cooperativa do Canadá (CUC) será homenageada com uma placa cerimonial em Hamilton, Ontário, pela agência estadual Parks Canada.
O anúncio foi feito por Steven Guilbeault, ministro da identidade, cultura e línguas oficiais do Canadá, e a principal organização nacional, Co-operatives and Mutuals Canada, colocou a placa em exposição em seu congresso anual em Regina, Saskatchewan, de 10 a 11 de junho.
Fundada em 1909, a CUC desempenhou um papel pioneiro na união e representação de cooperativas em todo o país, atuando principalmente como um grupo de pressão do consumidor antes da Primeira Guerra Mundial. Depois disso, obteve alguns sucessos notáveis: em 1944, convenceu o governo federal a melhorar as mudanças tributárias que teriam prejudicado o setor cooperativo; em 1970, pressionou com sucesso os ministros para aprovar a primeira legislação cooperativa federal, a Lei das Associações Cooperativas do Canadá.
Em 1984, a CUC era uma organização nacional focada em promover relações governamentais com a comunidade cooperativa, coordenar interesses compartilhados entre cooperativas, liderar a comunicação e a promoção de atividades cooperativas e avançar o desenvolvimento cooperativo internacional.
“Desde sua fundação em 1909 até sua defesa de uma legislação histórica, a União Cooperativa do Canadá ajudou a moldar um Canadá mais equitativo e colaborativo”, disse Guilbeault. “As designações históricas refletem a rica e diversificada história do Canadá, e eu incentivo todos os canadenses a aprenderem mais sobre a União Cooperativa do Canadá e suas importantes contribuições para nossa herança compartilhada.”
O deputado do Hamilton Centre, Aslam Rana, disse: “A comemoração da União Cooperativa do Canadá pela Parks Canada reflete o comprometimento da nossa nação em honrar o legado de organizações impulsionadas pela comunidade que moldaram nossa história, reforçando o poder duradouro das cooperativas na construção de comunidades mais fortes e inclusivas em todo o Canadá.”
Esta designação histórica homenageia não apenas o legado da organização, disse a Parks Canada, “mas o poder duradouro das cooperativas na construção de comunidades mais fortes no Canadá e ao redor do mundo”.
O Parques do Canadá e o Conselho de Sítios Históricos e Monumentos do Canadá reconhecem pessoas, lugares e eventos significativos que moldaram o país. O processo de designação é amplamente conduzido por indicações públicas.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop