• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Novo perfil de consumidor

MundoCoop POR MundoCoop
31 de maio de 2025
DESTAQUES
Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Novo perfil de consumidor

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Novo perfil de consumidor

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com o reconhecimento da ONU, 2025 se anuncia como um ano divisor de águas para o cooperativismo mundial. Sob o lema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o movimento, que já une mais de 1 bilhão de cooperados em 3 milhões de cooperativas, ganha destaque para discutir seu presente vibrante e futuro promissor.

Impulsionado por dez tendências-chave, espera-se que o setor atinja novos patamares de inovação, fortalecendo sua relevância e laços comunitários. A expansão de sua influência e disrupção são as metas para um ano que celebra a força centenária desse modelo.

Na quinta parte do especial ‘10 Tendências para o Cooperativismo em 2025‘, o tema é “Novo perfil de consumidor“.


Novo perfil de consumidor

“Os novos consumidores estão mais exigentes e submetidos diariamente a uma carga muito alta de informação e escolhas”. A frase é do consultor Marcio Nami sobre o perfil do novo consumidor. Para ele, a teoria comportamental mostra que o excesso, ou a impressão de excesso de escolhas, leva a uma sensação de angústia e dificuldade de decisão. “Fica claro é que o caminho que nos trouxe até aqui certamente não nos levará ao futuro”, decreta o especialista.  

1 3
Marcio Nami, consultor e especialista em economia comportamental

Natalia Castan, empresária e CEO da Une.cx e do call center Grupo Unite, afirma que há uma mudança significativa no perfil e comportamento do consumidor, que é bem informado, criterioso e engajado. “Ele busca transparência, propósito e personalização, valorizando marcas que demonstram compromisso genuíno com valores como sustentabilidade, inovação e impacto social”, diz. 

Por isso, é importante aperfeiçoar a experiência do cliente. Natalia explica que, no Brasil, há um termo chamado hipercuidado, que significa uma população mais exigente em termos de atendimento e cuidado. “É importante investir em tecnologia, personalização e comunicação eficaz. O cooperativismo tem um potencial enorme para liderar essa transformação no mercado. Quem conseguir alinhar propósito, conquistará esse novo consumidor e fortalecerá ainda mais o modelo cooperativo para o futuro”, afirma a empresária.  

Marcos Nami indica que a solução passa pela adoção de tecnologias amigáveis e intuitivas. Segundo ele, isso é necessário para compensar esta sensação de ansiedade, e também direcionar o marketing com estratégias para ações pontuais que vão diretamente à percepção de vantagem absoluta da cooperação em relação aos sistemas convencionais. “A adoção do modelo ‘menos é mais’ nunca esteve tão em tela”, define ele, acrescentando que muitas cooperativas veem o investimento no digital como gasto, ou como ações com retorno lento e gradativo. “Na minha experiência na área, especificamente no que tange a ações no Metaverso, fica claro que esta e outras soluções digitais trazem potencial de retorno imediato, além de serem fundamentais para reduzir ou acabar com uma grande dor do cooperativismo, que é a necessidade do rejuvenescimento e oxigenação do quadro social. Investir em gamificação e criação de espaços interativos virtuais faz com que os jovens e demais interessados nas novas tecnologias conheçam a cooperação. Fazendo o que mais gostam, assumem o protagonismo e elencam suas próprias escolhas”, detalha. 

No entanto, Natalia Castan destaca que a transformação digital vai além da implementação de ferramentas e exige uma mudança na mentalidade e na forma de se relacionar com os cooperados. “O figital( união do físico com o digital) não significa substituir o contato humano, mas potencializá-lo. O digital deve agilizar processos repetitivos, enquanto o atendimento presencial se torna ainda mais consultivo, estratégico e cuidadoso. É fundamental a capacitação contínua para garantir que a experiência do cooperado seja sempre positiva, em que construir um ecossistema de atendimento integrado fará toda a diferença”, observa. 

Portanto, para conquistar a fidelidade de clientes, é necessário aderir ao conceito proposto. “A adoção do conhecimento prévio por novos conceitos operacionais e tecnológicos traz um desafio: a eliminação do preconceito e das tentativas de ‘já sei o que vai acontecer.’ A inteligência artificial, os espaços virtuais e a evolução diária instigam e estimulam a adoção de novas soluções e experimentações com excelente custo x benefício, além de um imenso potencial de crescimento de negócios e quadro social”, afirma Nami.  


Por Leticia Rio Branco – Redação MundoCoop

Conheça as outras tendências em destaque:

2

Tendência 1: Tecnologias Verdes

LEIA MAIS
1

Tendência 2: Parcerias e Redes de Cooperação

LEIA MAIS
img2

Tendência 3: Desafios de Trabalho e Bem-estar Social 

LEIA MAIS
2 2

Tendência 4: Diversidade e Inclusão como Fatores Estratégicos

LEIA MAIS


Por Leticia Rio Branco – Redação MundoCoop

8e8htm1xbl9

Matéria exclusiva publicada na edição 122 da Revista MundoCoop

LEIA A REVISTA DIGITAL
ANTERIOR

Colaboradores de cooperativa do interior de Mato Grosso arrecadam mais de 2 toneladas de alimentos

PRÓXIMA

CMN autoriza linha de capital de giro para cooperativas gaúchas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

CHO: o líder que está conquistando o mercado através da felicidade
DESTAQUES DA REVISTA

CHO: o líder que está conquistando o mercado através da felicidade

1 de agosto de 2025
destaqe
DESTAQUES

Cooperativismo brasileiro ultrapassa 25 milhões de cooperados

31 de julho de 2025
Papo Coop destaca desafios para implementar a inovação nas cooperativas
DESTAQUES

Papo Coop destaca desafios para implementar a inovação nas cooperativas

1 de agosto de 2025
agro 2 1
DESTAQUES

Cooperativismo no agro impulsiona 25% do PIB e eleva renda no Brasil

30 de julho de 2025
escolar
DESTAQUES

Cooperativismo educacional redefine o futuro da aprendizagem no país

29 de julho de 2025
destaquesa
DESTAQUES

Brasil sai do Mapa da Fome, afirma relatório da ONU

28 de julho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Victor Lima é assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Alta da Selic: cooperativas garantem investimentos seguros – Victor Lima é assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES

2 de agosto de 2025
Família mineira mantém espírito cooperativista durante quatro gerações
AGRONEGÓCIO

Família mineira mantém espírito cooperativista durante quatro gerações

2 de agosto de 2025
OCB/GO e Cooperativa de eletrificação inauguram usina fotovoltaica
ACONTECE NO SETOR

OCB/GO e Cooperativa de eletrificação inauguram usina fotovoltaica

1 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.