O comitê japonês criado para o Ano Internacional das Cooperativas da ONU (AIQ 2025) lançou uma série de simpósios nacionais, Cooperativas constroem um mundo melhor.
Os eventos destacarão os esforços das cooperativas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e construir comunidades resilientes e inclusivas, afirma o comitê.
Haverá nove sessões abordando os seguintes temas: cooperativas e os ODS; indústrias primárias ambientalmente sustentáveis; segurança alimentar; cooperação internacional; preparação para desastres e reconstrução de comunidades; comunidades inclusivas e habitáveis; trabalho decente; desenvolvimento de jovens e crianças; e igualdade de gênero.
Os eventos, diz o Comitê do IYC2025 Japão, são para todos que se preocupam com desenvolvimento social, sustentabilidade e comunidades inclusivas, e não apenas para cooperados.
A primeira sessão, sobre cooperativas e cooperação internacional, realizada em 11 de abril em Tóquio e online, focou nas cooperativas agrícolas e de consumo do Japão, identificando os principais desafios. Entre os palestrantes, estavam Masahiro Higa, secretário-geral do comitê e diretor-geral sênior representante da Aliança Cooperativa Japonesa, e Balu Iyer, diretor regional da Aliança Cooperativa Internacional Ásia-Pacífico.
“Cooperativas em todo o país estão promovendo diversas iniciativas visando criar comunidades locais sustentáveis”, disse o comitê.
Fonte: The Coop News com adaptações da MundoCoop