O novo episódio do Papo Coop traz métodos para uma governança bem-sucecida em bate-papo com Anderson Bars, cofundador da Escola do Caos. A conversa liderada por Douglas Ferreira desenvolveu reflexões a respeito do impacto da segurança psicológica para o desempenho das equipes, da importância do engajamento mútuo e de ações para garantir a participação dos colaborações nos processos de inovação.
A necessidade da comunicação clara e objetiva esteve inclusa nas discussões do episódio. Nesta seção, Anderson destacou que o processo de mudança depende de conectar a transformação aos benefícios individuais e coletivos. “Ninguém é resiste à mudança. Muitas vezes, o que acontece nas organizações é que não conseguimos evidenciar os ganhos que as pessoas vão ter com o processo de transformação”
Além da inovação, o processo de fortalecimento da imagem e cultura da empresa também favorece o ambiente organizacional. A respeito, Anderson expressa que, apesar das evoluções já adquiridas na gestão, as transformações presentes no mercado exigem que as instituições compreendam a cultura organizacional como projeto de gestão permanente e que seja capaz de se adequar aos moldes apresentados pelo mercado.
Por fim, o gestor ainda destaca a similaridade nas gestões entre pequenas e grandes instituições. Para ele, as soluções são as mesmas. Contudo, a complexidade de implementação diverge devido aos contingentes populacionais inseridos nos diferentes espaços. “Quanto maior a organização, maior a complexidade. Entretanto, o processo é parecido”
Confira o episódio completo aqui!
Por Redação MundoCoop