Na tarde dessa quinta-feira (03/04), o Sistema Ocepar recebeu representantes de vários estados brasileiros e de cooperativas paranaenses, em Curitiba, no 1º Encontro Presencial Itinerante do Grupo de Trabalho de Relações Institucionais do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). No evento, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez a fala de abertura e destacou a importância de investir em Educação Política visando representação.
“Política é uma ciência, não podemos fazer de forma amadora. Nós temos que ser organizados. O que eu desejo é que a gente possa fazer uma discussão profunda. Vamos nos organizar entre nós, para aproveitarmos as experiências do outro. Vamos fazer avaliação técnica profunda de um trabalho que tem que ser feito. Se nós não montarmos uma ‘trincheira política’, nossos interesses não vão prevalecer. Vamos aperfeiçoar o que nós já fizemos agora”, pontuou.

Ricken recordou o início do Programa de Educação Política, que foi formalmente implantado em 2018, quando foi possível formar uma rede de 1 milhão de pessoas para comunicação estratégica através do aplicativo WhatsApp. Em 2022, essa rede dobrou de tamanho, chegando a atingir 2,1 milhões de pessoas.
O secretário-geral da diretoria da Ocepar, Luiz Roberto Baggio, aproveitou a oportunidade para incentivar o engajamento de todos os cooperados. “Temos que aproximar o associado dessa pauta e ele precisa entender a importância dela. Se ele não entende, não opina direito e não se transforma em multiplicador da causa. Nosso associado precisa ser referência. Nós devemos estimular e empoderar multiplicadores dentro das nossas organizações”, observou.
A gerente de Relações Institucionais Sistema OCB, Clara Maffia, enalteceu a oportunidade de reunir pessoas para discutir política e cooperativismo e ressaltou a relevância do momento. “É um prazer unir nosso grupo nacional e o grupo de vocês do Paraná, da área de Educação Política. É um momento de troca para que a gente saia daqui com muita inspiração. Quando a gente fala de política a gente está falando de competitividade. Representação político-institucional é pilar central da competitividade. E eu tenho orgulho de dizer que o trabalho de representação do cooperativismo ninguém no mundo está fazendo. Mas ainda podemos avançar”, concluiu.
Programação
A palestra magna foi realizada pela doutora em Ciência Política pelo IESP/URJ, Carolina de Paula, com o tema “Engajamento e formação de multiplicadores na defesa do cooperativismo”. Para ela, o desafio é grande e, por isso, é preciso fazer um trabalho com profissionalismo. “Como a gente engaja as pessoas em um país cansado de política? São muitas informações, passamos por processos tumultuados em relação à política no Brasil e no mundo. Mas temos oportunidade de criar redes locais. Para isso, confiança e pertencimento são ativos poderosos. Hoje a gente precisa pensar que política é permanente. O trabalho tem que ser feito para que as pessoas tenham vontade de participar”, observou.

Após a palestra, foram realizados dois painéis de discussão, com o tema “A experiência das Cooperativas Paranaenses”. A primeira rodada de debates contou com a participação de Solange Pinzon Martins, vice-presidente do Sicoob Central Unicoob e diretora da Ocepar, Jossânia Veloso, assessora de imprensa da Unimed PR, Luiz Humberto de Souza Daniel, presidente da Dental Uni Cooperativa, Marcio Zwierewicz, presidente do Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, e Cláudia Barbosa, gerente de marketing do Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba. A moderação foi realizada pelo coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz.
O segundo painel teve participação do coordenador de Cooperativismo da Cooperativa Integrada, Pedro Crusiol, da assessora de imprensa da Cooperativa Bom Jesus, Tatiane Figura da Silva e do gerente de Cooperativismo e Experiência do Cliente da Cocamar, João Sadão. A mediação foi realizada pela coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Silva.
Nesta sexta-feira (04/04), a programação segue no período da manhã. Às 9h, iniciou a reunião do GT de Relações Institucionais para discutir o Desenvolvimento de Redes de Multiplicares nas OCEs (Organizações das Cooperativas Estaduais). O painel contou com palestras da coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Silva, do assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Ribeiro, e do gerente de Relações Institucionais e Sindical do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto. A moderação foi feita pelo coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz.
Fonte: Sistema Ocepar com adaptações da MudoCoop