Nos últimos anos, grandes sistemas financeiros cooperativos brasileiros anunciaram parceiras com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como objetivo fomentar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.
A atuação da Finep abrange desde o financiamento de pesquisas básicas até a implementação de produtos, processos e serviços inovadores no mercado, se destacando por oferecer taxas de crédito atrativas para o financiamento à inovação em empresas e cooperativas.
Alguns dos principais papéis da instituição são o de fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro, auxiliando tanto empresas privadas quanto instituições científicas e tecnológicas (ICTs) na viabilização de seus projetos, reduzindo as barreiras financeiras no desenvolvimento de novas tecnologias e contribuindo para o aumento da competitividade.

Diante desse cenário, Sicredi, Sicoob e Cresol enxergaram na Finep a oportunidade de unir forças para alavancar também as cooperativas. Desde 2022, o órgão tem estabelecido parcerias estratégicas com os sistemas cooperativos de crédito e, só no ano passado, o segmento representou 26% do volume total de crédito descentralizado concedido.
Gustavo Barcelos, Gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD) da Finep, explicou que para 2025, a expectativa é ainda mais positiva, com a adesão de novas organizações e o fortalecimento das operações daquelas que já integram o programa, consolidando a disseminação do financiamento à inovação no Brasil. “As cooperativas desempenham um papel fundamental na ampliação do acesso ao crédito para inovação, por isso a Finep está facilitando o financiamento para os cooperados de pequeno e médio porte em diferentes regiões do Brasil”, completou Cruz.
A importância desse trabalho envolve o fato delas atenderem os grandes centros e, também, municípios com baixa densidade populacional, onde a oferta de serviços financeiros é mais restrita. Nesses contextos, o investimento em inovação tem impacto ainda maior no crescimento das empresas e no desenvolvimento da economia local. “O órgão disponibiliza diferentes instrumentos de apoio financeiro, incluindo subvenção econômica, recursos não reembolsáveis, crédito reembolsável com taxas competitivas, investimentos em capital de risco e financiamento de projetos estratégicos em diversas áreas do conhecimento e setores da economia”, exemplifica Gustavo.
INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO

Uma dessas parceiras é a Sicoob Meridional, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento social no contexto em que a cooperativa está inserida.
Gabriel Sobreira, gerente de desenvolvimento de crédito do Sicoob UniCentro Br, lembra que por meio dessa parceria, a cooperativa incentiva os projetos de inovação em diversos setores e atividades para implementação de novos produtos, evolução em serviços prestados e na reformulação de processos em geral, entre outros. “A perspectiva é fortalecer a parceria com a FINEP esse ano, financiando muitos outros projetos, gerando riqueza aos cooperados e resultados para a cooperativa”, conta Gabriel.
A cooperativa aguarda a disponibilização de condições e limites para operações com a FINEP em 2025, buscando estabelecer estratégias de atuação e priorização dos cooperados a serem contemplados.
PARCERIA PIONEIRA
Assim como o Sicoob Meridional, a Cresol iniciou a parceria com a Finep em outubro de 2020. Ela foi a primeira cooperativa de crédito a operar recursos dessa maneira e, a partir de então, vem contribuindo com o crescimento e o desenvolvimento de instituições cooperadas.
A parceria entre Cresol e Finep se tornou um propulsor da inovação no Brasil, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de pequenas e médias empresas nos 19 estados onde a cooperativa está presente.
Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, conta que além de ser um produto de destaque no portfólio da cooperativa, o órgão tem possibilitado o acesso a linhas de crédito e recursos para que as empresas possam investir em projetos de inovação. “Essa parceria impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias, a modernização de processos e a criação de produtos e serviços inovadores, impactando significativamente no desenvolvimento regional, pois estimula a inovação nas empresas, gera novos empregos e renda, aumenta a competitividade e fortalece a economia local”, completa Magri.

Por conta da iniciativa, em 2024, a organização teve um resultado histórico em suas operações, se consolidando como o maior operador de crédito descentralizado da Finep no Brasil em número de operações. “Foram realizadas mais de 230 operações, com valor que ultrapassa os R$454 milhões. E quando observamos que 75% dessas operações beneficiaram empresas com faturamento anual de até R$ 16 milhões, temos a certeza de que se cumpre o papel”, afirma Cledir.
Por Priscila Gorzoni – Redação MundoCoop