COLUNA CONEXÃO EMPREENDEDORA
Em uma conversa inspiradora com Sidnei Strejevitch, presidente do Sicredi União RS/ES, conheci uma cooperativa que leva a sério seu propósito. Não apenas em palavras, mas em ações, o Sicredi União busca equilibrar relações, resultados, cultura e estratégia para gerar valor real aos seus associados. A atuação inovadora da cooperativa chama atenção por suas mais de 18 iniciativas de apoio ao empreendedorismo local, mas duas em particular se destacaram para mim: um programa de crédito em parceria com nove municípios e o patrocínio de eventos voltados ao fortalecimento empresarial.
Cada cidade envolvida no programa de crédito desenvolveu uma abordagem única, adaptada às suas próprias necessidades e realidades: de Santa Rosa a Tucunduva com o projeto Desenvolver, Santo Ângelo com a Retomada, Roque Gonzales com o Avançar, Campina das Missões com o Empreender, Ubiretama com a Prefeitura Parceira, São Borja com o Juro Zero, e Porto Vera Cruz com o Incentivar. Esse esforço conjunto, até setembro de 2024, já proporcionou mais de 580 operações, liberando mais de R$ 9 milhões em crédito com taxas diferenciadas. Um incentivo poderoso que tem permitido a muitos pequenos empresários expandirem suas atividades e fortalecerem o desenvolvimento local. O exemplo do Sicredi União RS/ES evidencia o poder da união entre cooperativas e administrações públicas, criando soluções que respeitam as especificidades regionais e inspiram outras cooperativas a seguir um caminho semelhante.
Recentemente, tive também a oportunidade de palestrar no Conectown, um evento que reuniu mais de 700 empresários em dois dias de conteúdo rico, com oito palestras voltadas ao desenvolvimento empresarial. Ali, compartilhei minha visão sobre o alinhamento entre Perfil de Cliente Ideal (ICP), Proposta de Valor Única (UVP) e Competências Essenciais – três pilares que considero fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Usei o exemplo da Wine, que encontrou seu caminho ao definir claramente seu público-alvo e se comprometer com ele. Deixei claro que as empresas que tentam agradar a todos acabam diluindo seu foco e perdem competitividade.
Para o cooperativismo, isso vai além de uma estratégia de mercado: é vivenciar o quinto princípio cooperativista, de educar, formar e informar. Somente ao investir no fortalecimento do conhecimento e das competências locais, especialmente diante dos desafios específicos que enfrentamos no Rio Grande do Sul, poderemos realmente fomentar a prosperidade em nossas comunidades.
*Kasuo Yassaka é Sócio Fundador da Yassaka Acelerando Prosperidade
Coluna exclusiva publicada na edição 120 da Revista MundoCoop