De acordo com os dados do Anuário do Cooperativismo de 2024 da OCB/PB, na Paraíba, o cooperativismo tem atuação em todos os ramos, por meio das ações de 92 cooperativas. No Sistema Sicoob, há um total de 4 cooperativas singulares, com 18 pontos em funcionamento por todo o Estado, presentes do litoral ao sertão paraibano.
O movimento cooperativista segue em evolução, inclusive com um aumento no número de pontos de atendimento no Estado, passando de 10 em 2017 para 18 até junho de 2024.
A MundoCoop conversou com Karen de Lucena Cavalcanti, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Nordeste, sobre os desafios de continuar estendendo as suas atuações, não só na Paraíba, mas em todo o Nordeste.
Confira!
Por que houve esse aumento do cooperativismo no estado?
Há muito espaço para crescimento e fortalecimento do Cooperativismo em todo o Nordeste. Na Paraíba não é diferente. Precisamos fazer com que o cooperativismo chegue a mais lugares, levando transformação e desenvolvimento social e financeiro. Nossa região é carente de instituições que pensam no social e no financeiro, nada melhor do que expandir a presença e a atuação do cooperativismo de crédito e cumprirmos os princípios cooperativistas na PB e no Nordeste.
O que representa o aumento e o cooperativismo no desenvolvimento do estado?
O aumento da participação das cooperativas no Estado representa mais desenvolvimento, inclusão financeira e prosperidade. Temos bons exemplos de Cooperativas que atuam no sertão do Estado, onde a presença do Sicoob viabilizou a atividade econômica do local, trouxe mais emprego e renda, direta e indiretamente.
Em Prata e Ouro Velho, por exemplo, toda a população economicamente ativa das referidas cidades integra o quadro social do Sicoob. Em Campina Grande, por exemplo, o Sicoob atua como grande parceiro e promove constantemente ações em prol da comunidade e dos cooperados, ajudando a difundir e fortalecer a essência cooperativista.
Temos que destacar que em 8 municípios Paraibanos, há somente a presença de Cooperativas do Sicoob atuando como Instituição Financeira a serviço da comunidade local.
Quais são os desafios do Sicoob no estado?
O Sicoob atua como um agente de desenvolvimento financeiro e social em todas as localidades onde está presente, inclusive na Paraíba. Sempre buscando parcerias e apoiando o desenvolvimento local, gerando emprego qualificado e promovendo serviços financeiros de qualidade e mais justos para seus cooperados e comunidades.
O maior desafio do Sicoob na região e no Estado é conseguir fortalecer as Cooperativas atuantes na região, para que elas consigam fortalecer o Cooperativismo e desenvolver as comunidades, gerando mais desenvolvimento e prosperidade.
O Nordeste é uma região com desafios enormes em relação ao desenvolvimento social, econômico e financeiro, de modo que oferece grandes oportunidades para a atuação acertada do cooperativismo, conseguindo exercer efetivamente seu papel institucional, financeiro e social.
Quais são as perspectivas do cooperativismo e do Sicoob do estado para os próximos anos?
O Banco Central do Brasil estabeleceu metas de desenvolvimento para o cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste do país. Desse modo, seguindo a agenda BC#, temos a missão de crescer em número de municípios atendidos por cooperativas de crédito no Nordeste e, consequentemente, na Paraíba.
Há boas perspectivas de crescimento e grandes desafios nesse processo. Contar com o apoio do Sicoob Nacional, das instituições parceiras e do Banco Central nesse processo é essencial e valioso. As peculiaridades e potencialidades do Nordeste e da Paraíba precisam ser levadas em consideração nesse movimento de expansão.
Temos a perspectiva de que o Banco Central do Brasil permita a movimentação dos recursos das prefeituras municipais pelas Cooperativas em maior volume, viabilizando a abertura de mais pontos de atendimento em localidades ainda não atendidas. Além de aumentar a força das Cooperativas que já estão presentes em mais de 25 municípios paraibanos e mais de 227 municípios em todo o Nordeste.
Além disso, temos um grande desafio de difundir a cultura cooperativista na região, melhorar a percepção e o entendimento das comunidades sobre os benefícios e o valor social e financeiro das cooperativas. Sendo indispensável que não só a Paraíba, mas todos os estados do Nordeste, tenham ações estratégicas sistêmicas específicas e robustas para enfrentar com sucesso os desafios e alcançar grandes feitos.
Como o estado pode aproveitar o cooperativismo?
Já é comprovado que onde há cooperativas presentes, há melhoria nos indicadores de desenvolvimento social. O crescimento do Cooperativismo caminha em total parceria com as ações de melhoria de vida dos cidadãos, promove emprego, renda, inclusão financeira e desenvolvimento social. Há infinitas oportunidades que andam juntas com o crescimento do cooperativismo financeiro.
Estamos avançando e precisamos acelerar o passo da expansão no Nordeste e na Paraíba.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop