Gerar as ferramentas necessárias para o cooperativismo enfrentar os desafios globais da atualidade e do futuro. É com essa missão que o World Coop Management (WCM) chega a sua 10º edição nos próximos dias 13 e 14 de outubro no Minascentro, Belo Horizonte (MG).
A edição que celebra o marco de 10 anos do WCM, promete reforçar sua consolidação como maior evento cooperativo da América Latina e trazer novidades, tendências e muita inovação para mais de 2 mil pessoas.
Serão dois dias de muita troca de conhecimento com os maiores pensadores mundiais e líderes da atualidade. Uma experiência única que marcará o início de uma nova era, conectando o cooperativismo às novas gerações e ao pensamento disruptivo que impulsionará os próximos 10 anos do movimento.
Em conversa com a MundoCoop, Mídia Oficial do evento, Luiz Branco, fundador e CEO do WCM, falou com exclusividade sobre o tema escolhido para guiar as discussões de 2024 e as maiores novidades e acontecimentos que o público pode esperar da edição!
“O foco na “Liderança Exponencial” trará um novo olhar sobre como podemos impulsionar o cooperativismo no século XXI, preparando nossas organizações para um futuro mais tecnológico, sustentável e inclusivo”
– Luiz Branco, Fundador e CEO do WCM
WCM é realizado em Belo Horizonte desde 2015. O que o evento representa para o cooperativismo brasileiro?
Desde sua primeira edição, o WCM se tornou uma referência para o cooperativismo brasileiro. Ele representa uma plataforma que fortalece a troca de experiências entre as cooperativas do Brasil e do mundo, conectando líderes e trazendo ao debate os principais desafios e oportunidades do setor.
Belo Horizonte, sendo um polo de inovação e desenvolvimento, oferece o ambiente ideal para esse encontro, onde as cooperativas brasileiras têm a chance de mostrar seu impacto social e econômico e aprender com as melhores práticas globais.
Por que o tema “Liderança Exponencial” foi escolhido?
Escolhemos o tema porque vivemos em um momento de rápidas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, e as cooperativas precisam de lideranças que não só acompanhem essas transformações, mas que saibam impulsioná-las de forma colaborativa e sustentável.
O conceito de liderança exponencial reflete a necessidade de líderes que pensem além dos modelos tradicionais, capazes de alavancar o impacto das cooperativas com inovação e visão de futuro.
NOVIDADES DO WCM 2024
O que o público pode esperar dessa experiência?
Este ano, o WCM apresenta uma série de novidades que prometem tornar esta edição ainda mais marcante. Um dos principais diferenciais é a imersão em temas como Inteligência Artificial e o papel fundamental da tecnologia no mundo atual. Mais do que as tradicionais palestras, o evento vai oferecer experiências que irão permitir aos participantes presenciar, na prática, como essas inovações estão se transformando em uma ferramenta estratégica e indispensável para o futuro do cooperativismo.
Além dessa experiência, apresentamos o PEC – Programa de Educação Contínua, uma iniciativa que vai estender os aprendizados adquiridos durante o WCM’24. O PEC propõe, assim, uma continuidade do aprendizado, oferecendo uma atualização constante e aprofundada dos conhecimentos adquiridos durante o evento, para que os participantes possam aplicar de forma prática e inovadora o que aprenderam em suas cooperativas.
Outro destaque desta edição está nos palcos simultâneos, que abordarão temas contemporâneos como sustentabilidade, inovação e gestão de recursos humanos. A imersão nesses temas oferece uma visão abrangente de como essas tendências estão moldando o futuro de organizações ao redor do mundo.
O evento também marca o início de uma importante jornada: a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na agenda das cooperativas. Ao conectar diretamente os participantes às metas globais estabelecidas para 2030, o WCM reforça o papel das cooperativas como agentes fundamentais de mudança no cenário global.
Quais tendências ganharão destaque no decorrer do encontro?
Entre as principais tendências que iremos destacar no WCM 2024 estão a digitalização das cooperativas, o uso de inteligência artificial na gestão e operação das mesmas, e o fortalecimento da economia verde. A transição para modelos mais sustentáveis e inovadores é um tema central, pois as cooperativas têm uma grande responsabilidade em liderar iniciativas que integrem inovação com práticas ambientalmente conscientes.
O público pode esperar discussões profundas sobre a importância da tecnologia, a necessidade de capacitação contínua para lideranças cooperativas e o papel das cooperativas na construção de sociedades mais inclusivas e equitativas.
Mais informações e programação completa https://wcm.coop/WCM24/
Redação MundoCoop