No próximo domingo (06/10), eleitores brasileiros vão às urnas para escolher prefeito(a) e vereadores(as) que vão comandar os 5.569 municípios brasileiros. O momento é de analisar propostas, debater demandas das cidades e de seus cidadãos e entender sobre a importância da política em nossa sociedade.
Com o objetivo de promover educação política e demonstrar a relevância das discussões para o cooperativismo, o Sistema Ocepar mantém o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, executado pela Coordenação de Relações Institucionais. A iniciativa foi lançada em 2018, com o intuito de fomentar a conscientização, o engajamento, a participação política do cooperativismo brasileiro e potencializar a sua representação político-institucional.
Em 2024, o Programa busca fortalecer a participação nos municípios e incentivar cooperados a pensar estrategicamente na escolha do voto, como explica o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken: “agora, na eleição municipal, esse programa é fundamental, porque tudo começa no município. Essa eleição tem uma influência enorme na eleição majoritária para governador, para presidente, para o Congresso e as Assembleias Legislativas”.
O presidente destaca que a política deve ser acompanhada, discutida e, sempre que possível, executada por todos. “A questão política é um programa nosso, está dentro do nosso planejamento e tem um propósito que é convencer as pessoas do cooperativismo de que política a gente tem que fazer, tem que participar, porque se a gente não participar alguém vai fazer. É um programa educativo, não é partidário porque dentro do cooperativismo a gente tem neutralidade político-partidária, mas nós não podemos nos omitir”, reforçou Ricken.
O cooperativismo tem como premissa a colaboração entre pessoas buscando o interesse comum. Cooperativismo é unir para fortalecer, com cooperação, ética, transparência e participação democrática, princípios que deveriam nortear também a atividade política. O presidente do Sistema Ocepar acredita que para termos bons políticos, precisamos de bons eleitores. “Nós temos que buscar políticos com ‘P’ maiúsculo. Para buscar políticos com ‘P’ maiúsculo, nós temos que ter eleitores com ‘E’ maiúsculo. Preparar essas pessoas para que elas possam entender o processo, escolher bem. Escolhendo bem, nós vamos ter alguém que vai nos ajudar”, completa.
Eleição 2024
Em todo Brasil, 15.573 candidatos disputam uma das 5.569 vagas de prefeito, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas câmaras municipais, são 431 mil candidatos disputando uma das 58 mil cadeiras. As mulheres representam 34% das candidaturas, enquanto os homens são 66% do total. Pessoas brancas são a maioria: 46,83% do total. Pessoas pardas e pretas somam, respectivamente, 40,3% e 11,32%. Além disso, 3.590 candidatos quilombolas foram registrados, representando cerca de 1% do total.
No Paraná, a eleição ocorre nas 399 cidades do estado. Ao todo, são 34.007 candidatos disputando, sendo 1.139 na disputa para a prefeitura e 31.717 disputando uma cadeira na Câmara Municipal. Do total, 66% são homens e 34% mulheres. 69% dos candidatos se declaram brancos, 22% pardos e 6% pretos. No total, são 8,6 milhões de eleitores paranaenses aptos a participar do pleito no estado. Na comparação com a última eleição (2022), houve aumento de 175 mil eleitores, aproximadamente, – crescimento de 2% do eleitorado.
Programa de pós-graduação
No próximo dia 25 de outubro, tem início a pós-graduação em Liderança e Inteligência Política. O objetivo do curso é oportunizar o conhecimento sobre a dinâmica política e como isso impacta no dia a dia das cooperativas.
O curso é realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR e em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A formação vai ter início com uma turma-piloto. O requisito é ter graduação e as vagas serão destinadas preferencialmente aos integrantes do Grupo de Trabalho de Educação Política das cooperativas do Paraná. Serão 16 encontros presenciais e outros online.
Fonte: Sistema Ocepar