Em um encontro com educadores, no auditório da Coocafé, no Córrego do Areado, em Lajinha, foi lançado no dia 19 de setembro o Projeto Escola no Campo 2024. O tema do projeto, este ano, é ‘Cooperando com o Amanhã e com a Sustentabilidade no Campo’. A programação conta com concurso de desenho e frase sobre o tema, além de palestras nas escolas, orientação para os educadores e envolvimento com as famílias. A proposta é que ideias sobre a necessidade e benefícios de se construir um futuro mais sustentável para todos sejam discutidas e refletidas nas escolas e pelos estudantes e famílias, ao longo do projeto.
A edição 2024 envolve 1064 estudantes, mais de 60 educadores de 35 cooperativas escolares e escolas públicas de 13 cidades mineiras e capixabas. No concurso de desenho e frase sobre o tema ‘Cooperando com o Amanhã e com a Sustentabilidade no Campo’, cada escola participante irá escolher três produções. Tudo será enviado a Central Coocafé, e a Comissão de Avaliação vai eleger os 10 melhores trabalhos para serem premiados. Do 1º ao 3º lugar, os estudantes ganharão bicicletas, do 4º ao 10º, os prêmios serão jogos educativos. Os professores responsáveis por orientar os alunos dos 3 melhores trabalhos, também serão premiados: o 1º lugar leva um leitor de livros digitais (Kindle), o 2º e 3º lugares, levam Kits Coocafé. O encerramento e a premiação irão acontecer no mês de dezembro.
O ‘Escola no Campo’ nasceu de uma parceria entre a Syngenta e a Fundação Abrinq, e a Coocafé participa há mais de 20 anos impactando a realidade de diversas crianças junto com as escolas e famílias. O foco do projeto está em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, e em temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, cooperativismo, uso da água e energia, e direitos das crianças e adolescentes.
Fonte: OBC ES