No mercado da atualidade, inovação e competitividade são definitivamente questões indispensáveis. Para alcançar um, é preciso investir no outro, e não há como fugir. Na busca para atingir tais objetivos, tendências estão crescendo como grandes aliadas e importantes meios de estratégia.
Seja para alavancar resultados ou para reafirmar diferenciais consolidados, os projetos inteligentes estão protagonizando esse cenário, encontrando nas instituições cooperativas um ambiente fértil de possibilidades.
Roberta Cirino, da Cirino Sabadin, Escritório de Arquitetura e Engenharia, explica que para um projeto ser realmente inteligente e inovador, ele precisa integrar tecnologias que simplifiquem a operação, promovam a sustentabilidade e atendam às necessidades específicas de cada local. “A inovação não está necessariamente na grandiosidade, mas na capacidade de encontrar soluções para melhorar a usabilidade dos usuários. Um layout que maximize a funcionalidade e a experiência dos colaboradores e clientes já é, por si só, uma expressão de inteligência”.
As agências cooperativas são peças-chave na atuação dessas instituições e apostar em utiliza-las como ação estratégica nunca foi tão necessário. Para Alexandre Sabadin, engenheiro civil e sócio-Fundador da Cirino Sabadin, os retornos disso são imensuráveis e podem ser vistos em diferentes dimensões de atuação.
No posicionamento de mercado, um ambiente moderno e funcional comunica aos cooperados e a comunidade que a cooperativa está comprometida com a inovação e a excelência, reforçando sua credibilidade e competitividade no setor financeiro. Além de atrair novos cooperados e fortalecer a lealdade dos atuais.
Internamente, um projeto bem concebido melhora o engajamento dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho que favorece a produtividade, o bem-estar e a colaboração. “Isso prepara a cooperativa para futuras adaptações, assegurando que o investimento feito hoje continuará a gerar benefícios no longo prazo”, acrescenta Alexandre.
Com tantas particularidades, os desafios de implementar um projeto inteligente em uma instituição cooperativa se tornam, rapidamente, excelentes oportunidades. “Cada cooperativa tem uma história e uma conexão com sua comunidade, e é essencial que o projeto reflita essa tradição sem perder de vista a inovação”, destaca Roberta Cirino.
Nesse cenário, limitações de espaço e orçamento que muitas agências enfrentam dão chance aos profissionais encontrarem soluções criativas e adaptar tecnologias a uma realidade única e humanizada. Ainda, o desafio de criar ambientes que sejam ao mesmo tempo acolhedores e funcionais, elevam a experiência para os cooperados e colaboradores, exigindo um design que equilibre conforto e praticidade.
Nessa corrida por eficiência, sustentabilidade e inovação, a união das cooperativas com os projetos inteligentes é um passo promissor para o setor e a parceria com profissionais especializados é a garantia de sucesso. “Ao investir em projetos inteligentes, as cooperativas não apenas se adaptam a essas mudanças, mas também fortalecem sua presença e relevância, garantindo que estejam preparadas para o futuro”, finaliza a arquiteta.
PROJETOS DE IMPACTO
Conheça projetos de grande destaque na trajetória da Cirino Sabadin:
Agência Cresol em Francisco Beltrão-PR
Conhecida como o “Diamante da Júlio,” esta agência se tornou um cartão postal da Avenida Julio Assis Cavalheiro, tanto pelo seu formato arquitetônico quanto por sua localização estratégica. O projeto foi desenvolvido com o SELO HBC, que certifica saúde e bem-estar, atendendo ao desejo da cooperativa de criar algo diferenciado para o município, especialmente por ser a matriz.
Projetos para agências em Rondônia, da Sicredi Univales
Utilizando tecnologia de isopainel, o projeto focou em trazer eficiência, agilidade e reduzir a manutenção a longo prazo. A combinação dessas novas tecnologias com uma estética atrativa resultou em um projeto que superou as expectativas tanto no aspecto funcional quanto visual.
Agência Cresol Evolução, em Dionísio Cerqueira-SC
A transformação de um edifício antigo em um novo espaço, moderno e funcional foi um grande sucesso, não apenas porque atende com mais conforto, mas também porque oferece espaços colaborativos para comunidade e colaboradores, como coworkings, fastmeeting e áreas de espera confortáveis
Agência Sicoob Credija em Morrinhos do Sul-SC
Trazendo uma nova energia para a comunidade local, o projeto conseguiu, com criatividade e foco, entregar um espaço que respeita o orçamento sem comprometer a qualidade e o impacto visual.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 119