O Comitê de Governança, Riscos e Controles (GRC) do Banco Central (BC) anunciou no final de agosto a sua nova Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC). A iniciativa, vai de encontro com a atual agenda do BC, que busca aumentar os esforços promovidos pela instituição para reduzir riscos sociais, ambientais e climáticos na atuação da própria Instituição e dos demais agentes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
As novas diretrizes trazem aplicações para a atuação interna do BC, mas também para as instituições financeiras, incluindo as cooperativas. Entre as políticas externas adicionadas pelo Comitê, está a de apoiar e contribuir para o aprimoramento contínuo das políticas sob competência do BC, incorporando critérios de sustentabilidade; e o desenvolvimento de parcerias para promoção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social, ambiental e climática, fortalecendo o diálogo com partes interessadas e a participação cidadã.
Trazendo a sustentabilidade como um de seus pilares, as cooperativas caminham lado a lado com as políticas do BC. E para aquelas que buscam aprimorar sua atuação neste âmbito, ferramentas que ajudem a mensurar as métricas ESG são um dos caminhos para evidenciar as práticas já em andamento e identificar os processos a serem aprimorados.
Neste quesito, a ESGreen possui todo um ecossistema voltado a esse objetivo, adotando critérios reconhecidos internacionalmente. Atualmente, a startup referência já conta com clientes como o Sicredi e o Ailos, dois dos principais sistemas de crédito cooperativo do Brasil.
Mauricio Rodrigues, CEO da ESGreen, celebrou a divulgação feita pelo Banco Central e destacou que as cooperativas encontram na ferramenta da ESGreen um suporte essencial para a gestão de riscos ESG. “Nosso objetivo é ajudar as cooperativas a atenderem as normativas do mercado, aprimorarem suas práticas e processos e impulsionarem seus resultados,” afirmou Rodrigues. “Hoje, a ESGreen é a ferramenta de referência na gestão de riscos ESG no Brasil e na América Latina. Estamos prontos para apoiar as cooperativas nesta jornada e já auxiliamos, por meio de contratos sistêmicos, mais de 100 cooperativas supervisionadas pelo Banco Central na busca pela ampliação do impacto positivo”, finalizou.
Em nota, o BC ainda salientou que seu compromisso com o desenvolvimento sustentável está no cerne da atuação da entidade. E com a ESGreen, as cooperativas caminham no mesmo trajeto, em busca de construir negócios com propósito e impacto positivo.
RADAR ESG
ESGREEN DÁ NOVO PASSO EM PARCERIA COM CERTIFICADORA DE CRÉDITOS DE CARBONO
A ESGreen fechou um acordo de cooperação técnica com a Lux Carbon Standard (LuxCS), certificadora que atua no mercado voluntário de créditos de carbono. A ESGreen, startup pioneira em mensuração de práticas ESG, já era apoiadora do projeto, e agora dá um novo passo na parceria.
A LuxCS é a única empresa no Brasil que trabalha considerando o trinômio Validação, Verificação e Certificação. O processo de certificação tem como base uma tecnologia blockchain, que garante aspectos importantes para o mercado atual, como a rastreabilidade e a segurança dos créditos de carbono, que podem ser comercializados por meio digital, como ativos financeiros.
Os serviços oferecidos pela LuxCS seguem as diretrizes estabelecidas em um padrão próprio, o Triple C Protocol®. Os projetos estão sujeitos a auditorias independentes de terceiros, que verificam a conformidade com as melhores práticas nacionais e internacionais, garantindo assim a integridade e a credibilidade dos créditos gerados.
PARA SABER MAIS: https://www.luxcs.org/
WEBINAR SIMPLIFICA O ESG PARA CLIENTES E FORNECEDORES
A agenda ESG se tornou indispensável para empresas de todo o mercado, e hoje impacta diretamente na relação com clientes e fornecedores, e todos da cadeia produtiva, seja em negócios B2B ou B2C. Para simplificar o tema e trazer mais detalhes sobre a sua aplicação, a ESGreen realizou o webinar “Simplificando o ESG em Clientes, fornecedores e partes relacionadas“, que recebeu Ana Paula Pinho Candeloro, Co-Founder e Conselheira da ESGreen. Entre os tópicos apresentados, a importância e os caminhos para aplicar o ESG no dia a dia das organizações.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 119