A Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito de 2024 foi concluída na quarta-feira com uma festa que deu os toques finais em um evento espetacular de quatro dias no Boston Conference and Exhibition Center. Ao todo, mais de 2.300 profissionais de cooperativas de crédito de 57 países participaram da Conferência – a primeira realizada nos Estados Unidos desde 2015. A COVID-19 forçou o cancelamento da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito de 2020 em Los Angeles, causando o intervalo de nove anos.
A WCUC 2024 contou com mais de 40 apresentações principais ou sessões de discussão de mais de 70 palestrantes sobre tópicos que incluíram a Inteligência Artificial generativa; a segurança cibernética; a regulamentação e defesa dos direitos das cooperativas; educação financeira; gerações e outros.
A conferência deste ano também recebeu de volta muitos apoiadores de longa data do movimento global de cooperativas de crédito, que compartilharam histórias pessoais sobre suas experiências e lições aprendidas ao longo dos anos.
A Presidente e CEO do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), Elissa McCarter LaBorde, apresentou uma nova e agressiva visão para aumentar o alcance das cooperativas de crédito de 400 milhões para 1 bilhão de pessoas, com pelo menos 50% desses membros sendo mulheres, em seu discurso sobre o estado do movimento na primeira sessão geral da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito de 2024, na segunda-feira.
“Estamos fazendo uma declaração ousada sobre equidade e igualdade de gênero para o nosso movimento do futuro, e queremos que vocês nos acompanhem enquanto nos esforçamos para tornar isso possível”, disse McCarter LaBorde.
Na semana passada, o Conselho de Administração da WOCCU endossou a nova meta, juntamente com o objetivo de garantir que 50% dos líderes das cooperativas de crédito também sejam mulheres. McCarter LaBorde também pediu aos representantes de cooperativas de crédito de todo o mundo que celebrassem a unidade como um movimento, ao mesmo tempo em que os preparava para abraçar mais inovações a fim de tornar possível essa nova meta de filiação.
“Não é de surpreender que estejamos experimentando um impulso ainda maior para a inovação em um ritmo e velocidade como nunca vimos antes”, disse McCarter LaBorde. “Cada um dos contextos de nossos 100 países apresenta desafios ligeiramente diferentes. Mas em uma coisa estamos de acordo: a necessidade de alcançar os jovens, para combater o envelhecimento do quadro associativo. E nisso, precisamos fazer melhor.”
Futuros e possibilidades
O palestrante principal, Shawn Kanungo, deu continuidade ao tema da inovação na sessão geral de segunda-feira, concentrando-se especificamente na inovação disruptiva como a IA. Ele mostrou vários exemplos de como as cooperativas de crédito com representantes na sala poderiam estar utilizando a IA neste momento para serem mais competitivas e relevantes, usando o site da Kenya Police SACCO como um exemplo.
“Dei uma olhada e vocês têm uma calculadora de empréstimos. Mas quando acessei a calculadora de empréstimos, fiz o download e ela acabou sendo um arquivo do Excel. E eu disse: ‘Sabe, isso não é muito útil. Então, o que vou fazer é criar um aplicativo da Web interativo para você’”, disse Kanungo, que depois mostrou como fez isso em minutos com uma ferramenta de IA on-line. “E ela começou a vir com um código. Começou a apresentar o que eu estava procurando e, finalmente, apresentou essa calculadora de empréstimo final.”
Kanungo disse que não há outra opção para as cooperativas de crédito a não ser abraçar esse futuro inevitável.
Novas gerações
Se há uma preocupação existencial primordial que as cooperativas de crédito compartilham, não importa seu tamanho, complexidade ou localização geográfica, é como construir uma base de associados mais jovem para garantir sua relevância futura.
Os participantes da sessão de debate da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito de quarta-feira de 2024 sobre “Envolvendo membros mais jovens para o crescimento” aprenderam como atrair grupos demográficos mais jovens, sem esquecer seus membros atuais.
As estatísticas apresentadas por Juli Lewis, vice-presidente de engajamento comunitário da USF FCU (EUA) e Jim Lake, vice-presidente e sócio-gerente da Michael Walters Advertising, foram assustadoras.
“Apenas 4% da Geração Z são membros de cooperativas de crédito. Achamos que estamos indo melhor com a geração Y, mas apenas 5% da geração Y são membros de cooperativas de crédito”, disse Lake. “Todos nós sabemos que fazemos grandes coisas, mas não somos bons em contar a história.”
O lado positivo, de acordo com Lewis, é que se as cooperativas de crédito fizerem um trabalho melhor ao falar sobre por que são diferentes dos bancos ou fintechs, elas terão a mensagem certa para atrair consumidores mais jovens.
Reconhecimento e presença brasileira
O Conselho de Administração do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) entregou na segunda-feira os prêmios anuais de crescimento digital e serviço diferenciado a organizações e indivíduos de cooperativas de crédito do Brasil, Indonésia e Irlanda em sua Assembleia Geral Anual realizada durante a Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito de 2024.
Do Brasil, o Sicoob ganhou o Prêmio Crescimento Digital por desenvolver e implementar o Sipag 2.0, um sistema digital que permite que micro e pequenas empresas em áreas rurais aceitem pagamentos eletrônicos a um custo acessível, permitindo-lhes expandir seu alcance de clientes e aumentar as vendas.
O Sicoob levou uma delegação expressiva de mais de 150 representantes, composta por dirigentes das cooperativas singulares, centrais e CCS. “A presença do Sicoob na WCUC é um reconhecimento do nosso compromisso com o cooperativismo financeiro global. Como membros efetivos do WOCCU, estamos dedicados a colaborar com líderes internacionais para moldar o futuro do setor, promover a inovação e garantir que nossos produtos e serviços sejam cada vez mais acessíveis. A premiação de ‘Crescimento Digital’ pelo case ‘Sipag 2.0’ é uma prova concreta de nosso compromisso com a inclusão financeira e a transformação digital. Nos últimos anos, temos investido significativamente no atendimento figital, que com uma extensa rede de pontos de atendimento em todo o Brasil e um aplicativo completo para atender às necessidades de nossos cooperados,” afirma Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob.
O Sicredi marcou presença com uma delegação de mais de 120 pessoas. “Estar presente na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é uma oportunidade ímpar para compartilhar nossas iniciativas e aprender com as melhores práticas globais. A grande delegação brasileira fortalece o movimento em nosso País e nos permite trocar experiências, fortalecer nossos laços com outras cooperativas de crédito do mundo e trazer de volta para o Brasil boas-práticas que podem ser aplicadas diretamente em nossas cooperativas”, afirmou Manfred Alfonso Dasenbrock, Diretor do Woccu e Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ.
Este ano, a Cresol participou pela primeira vez como membro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), o que demostra o reconhecimento pela trajetória da cooperativa e sua relevância nos espaços de construção do cooperativismo. A delegação da Cresol contou com a participação de mais de 50 dirigentes, que representam cooperativas singulares, centrais e confederação.
“O fato de estarmos nesta edição como membro associado, sendo acolhidos neste espaço estratégico do cooperativismo de crédito do mundo, demonstra a grandiosidade dos nossos feitos enquanto Cresol. Seguramente, estamos colhendo os frutos de nossa longa história”, diz Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.
No próximo ano, a Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito de 2025 será realizada em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 14 e 16 de julho.
Por Redação MundoCoop, com informações da Woccu
Discussão sobre post