O Projeto de Inclusão Econômica da USAID e a WOCCU, juntamente com a Prefeitura de Lima, por meio de seu Departamento de Desenvolvimento Econômico, estão desenvolvendo uma nova edição da Feira Lima Ahorra, sob o slogan “Criando oportunidades para o sucesso”. Essa atividade ocorre dentro da estrutura da Semana Mundial da Poupança.
Vinte e cinco instituições financeiras, instituições públicas e privadas e ONGs estão oferecendo treinamento, palestras e workshops para promover a educação financeira e aumentar a conscientização sobre a importância da poupança. Além disso, os empresários locais e migrantes podem acessar uma ampla gama de produtos financeiros, como crédito, empréstimos e seguros.
O evento contou com o apoio da Superintendência Peruana de Bancos, Seguros e PFAs, cujo representante expressou, durante a inauguração, a importância desse tipo de atividade que educa e aproxima as instituições financeiras das populações que precisam de apoio para ter sucesso, como os microempresários.
Essa atividade ocorre no âmbito da Semana Mundial da Poupança, na qual convidamos o grande público a refletir sobre sua importância e, com as instituições envolvidas, explorar como fortalecer uma cultura financeira sólida e acessível a todos. A poupança desempenha um papel crucial na vida cotidiana das famílias, permitindo investimentos em educação e bens duráveis, abrindo caminho para um futuro mais próspero e seguro. Os números mostram que ainda há um longo caminho a percorrer. Globalmente, apenas 48% da população adulta economiza dinheiro, e somente 27% o fazem por meio de instituições financeiras. No contexto peruano, embora 60% dos peruanos poupem voluntariamente, apenas 32% o fazem por meio do sistema financeiro. Ao examinar esses dados, podemos entender melhor as necessidades e os desafios financeiros da população e elaborar políticas e programas mais eficazes para promover a poupança responsável.
Fonte: Woccu
Discussão sobre post