• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

“A cooperativa pode ser uma facilitadora, principalmente no desenvolvimento de pessoas” – Willem Berend Bouwman é Diretor Presidente da Castrolanda

MundoCoop POR MundoCoop
4 de janeiro de 2024
ENTREVISTA
Willem Berend Bouwman é Diretor Presidente da Castrolanda

Willem Berend Bouwman é Diretor Presidente da Castrolanda

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Hoje são 4.880 cooperativas distribuídas pelo país e atuantes nos mais diversos ramos. Esse movimento alcançou a marca de R$784,3 bilhões, uma parcela 20% maior do que no ano anterior. Do total, 2535 estão há mais de 20 anos no mercado, apenas 1938 tem entre 21 a 40 anos e 597 com mais de 40 anos. 

A Cooperativa Castrolanda, que fez 71 anos, conta com unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata, administração e Industrial. A cooperativa figurou por mais de um ano, entre as maiores companhias do país, segundo um levantamento realizado pelo `Valor 1000`, do Valor Econômico.  

Em conversa com a MundoCoop, Willem Berend Bouwman, Diretor Presidente da Castrolanda, relata a história da cooperativa, os desafios e os segredos para as sete décadas de sucesso. 

O que é determinante para o sucesso de uma cooperativa? 

Toda cooperativa tem uma base de valores e princípios que norteiam os trabalhos de cooperados, colaboradores e parceiros. No nosso caso, um dos valores que mais chama a atenção neste processo de desenvolvimento é a união. Quando os problemas são discutidos em grupo e as decisões são tomadas em conjunto, as chances de erro são menores. É assim que construímos ideias para que a Castrolanda se desenvolva ano após ano. 

A cooperativa é um negócio como qualquer outro? 

Depende de como olhamos para o cenário. Vendo do ponto de vista mercadológico, a cooperativa precisa se posicionar como uma grande companhia, assim como qualquer outra. No entanto, o que nos diferencia é o modo como nos portamos nas atividades e os seus processos internos, em que a filosofia cooperativa está muito bem aflorada. Ao longo dos anos, a imensa maioria das pessoas envolvidas com nosso trabalho entenderam que é necessário olhar para o coletivo, em detrimento das conquistas individuais. Isso é o que nos faz uma companhia forte e bem-sucedida no agronegócio. 

Por que algumas cooperativas se tornam centenárias e outras não? 

É difícil elencar um ou outro fator específico que venha a ser determinante para a insolvência de uma cooperativa. Acredito que seja necessária uma boa gestão profissional no dia a dia, com foco na eficiência operacional e na produtividade. Claro que, a falta de união entre os cooperados pode ser um grande problema para qualquer uma delas, desencadeando uma série de outros agravantes na sequência. A Castrolanda construiu uma belíssima história de mais de 70 anos graças ao trabalho de cooperados e colaboradores que sempre estiveram unidos e focados em manter a cooperativa no rumo do desenvolvimento. 

Por que muitas cooperativas morrem? 

Cooperativas são feitas por pessoas, e quando elas não estão unidas as chances de quebra são muito maiores. 

Quais são as maiores dificuldades para a sobrevivência de uma cooperativa? 

Uma cooperativa atua pensando no longo prazo, dando segurança aos seus cooperados e garantindo um crescimento sustentável. Em uma visão inicial, um produtor pode se sentir tentado a deixar o modelo cooperativista e partir para outro segmento por entender que os lucros são maiores. No entanto, os riscos também aumentam. A cooperativa funciona como um porto-seguro de cooperados em momentos de insegurança e, sendo assim, tem custos maiores em curto prazo. O grande desafio é mostrar ao produtor, que o trabalho não se desenvolve de uma hora para a outra dentro de uma cooperativa, mas que em longo prazo ele será muito mais vantajoso. 

Em termos de inovações, quais são os maiores desafios para as cooperativas?   

O agronegócio cooperativista sempre seguiu tendências tecnológicas no campo, mas acabava pecando nas questões administrativas. Nos últimos anos, as grandes cooperativas do agro entenderam a importância de investir em tecnologia para a gestão das suas atividades. No entanto, esse ainda é um processo desafiador. 

Além disso, acredito também na inovação das relações entre cooperados e cooperativas por meio das ferramentas tecnológicas. Aqui na cooperativa, por exemplo, criamos o Ágil Castrolanda, recentemente premiado na categoria Inovação do Prêmio SomosCoop. Nele o nosso produtor consegue, por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, ter acesso a serviços de todas as nossas unidades de negócio. O projeto foi implementado com base em três premissas: aproximar o cooperado sem a necessidade de ele estar presente fisicamente na Cooperativa; acompanhar as necessidades de prestação de serviços de forma ágil e segura; e gerar uma onda de transformação digital com benefício direto para o associado. 

Por que esses negócios prosperam tanto em sua opinião?  

O modelo cooperativista foi fundado com base na união e entendeu que este é o caminho do crescimento. Tendo isso em mente, notou que a concorrência é prejudicial para todos aqueles que a praticam. Com isso, passamos a integrar ações, realizar grandes investimentos em conjunto e nos tornamos ainda mais relevantes no mercado. Acredito que este é um pouco que muitas empresas tradicionais ainda não entenderam: o trabalho em conjunto é muito mais vantajoso que a concorrência. 

Por que o mercado precisa abrir os olhos [e espaço] para esse modelo?  

Grandes companhias ainda não entenderam que a concorrência é prejudicial, enquanto as cooperativas já perceberam os benefícios do trabalho em conjunto e estão se desenvolvendo em belos exemplos de intercooperação. Um grande exemplo é a Unium, marca que integra o trabalho da Castrolanda junto à Frísia e a Capal. São cooperativas que atuam em regiões muito semelhantes e, caso trabalhassem como concorrentes, teriam muito mais dificuldades do que o atual modelo de atuação. 

O que eu enxergo também para a cooperativa é que ela possa ser uma facilitadora, principalmente de desenvolvimento de pessoas. Em primeiro lugar, do seu associado, para que ele tenha a oportunidade de permanecer no campo e consiga trazer sustentabilidade para a sua família.   

Do lado do nosso colaborador, como cooperativa, também queremos deixar um legado. Queremos nossos colaboradores treinados e desenvolvidos, que eles enxerguem na Cooperativa uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal.   

 Nas nossas regiões de atuação, esperamos que a Castrolanda de fato seja um diferencial. Que possamos trazer desenvolvimento para a sociedade conectada diretamente com a cooperativa e para quem está mais distante também, que seja uma alavanca de desenvolvimento em toda a região de atuação.  


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: cooperativadiretorsupercampo:
ANTERIOR

Cooperativas iniciam temporada de assembleias com prestação de contas e celebração de resultados

PRÓXIMA

Marcas compartilhadas ou cooperadas – Levi Carneiro é Brand Advisor da Loggia Comunicação

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União
CONTEÚDO DE MARCA

“Coopland é uma metáfora que já se materializa no Brasil” – MAURO MARQUIOTTI é Presidente da Unicred União

30 de maio de 2025
1 41
ENTREVISTA

“Moradias cooperativas são moradias acessíveis, que podem ser projetadas de forma saudável e geram bem-estar” – Dr. Rüdiger Krech é Diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS

28 de abril de 2025
"Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores" - Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)
ENTREVISTA

“Sou motivada pela oportunidade de causar um impacto positivo e duradouro nos colaboradores” – Liz Green é CEO da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF)

3 de junho de 2025
Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid
ENTREVISTA

“As cooperativas sempre estiveram no centro da construção de comunidades mais fortes” – Karen Scott é CEO da cooperativa Scotmid

12 de março de 2025
Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB
ENTREVISTA

“Ser pioneira em diferentes cargos dentro do cooperativismo também traz a responsabilidade de inspirar outras mulheres a ocuparem espaços de liderança” – Tania Zanella é superintendente do Sistema OCB

10 de março de 2025
Sem Titulo 1
CONTEÚDO DE MARCA

TecBan e o cooperativismo: tecnologia e inclusão financeira para 2025

24 de fevereiro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa impactou mais de 29 mil pessoas na Semana Nacional de Educação Financeira

22 de junho de 2025
destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.