• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O futuro em perigo – Neivor Canton é Presidente da Aurora Coop

MundoCoop POR MundoCoop
31 de outubro de 2023
ARTIGO
Neivor Canton é Presidente da Aurora Coop

Neivor Canton é Presidente da Aurora Coop

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Há uma questão vital e de alta relevância para o futuro de Santa Catarina, mas que, infelizmente, ainda não entrou na pauta de prioridades do governo nem está no cotidiano da sociedade. Um misto de incompreensão e ignorância – não por má fé, mas por desconhecimento de causa – faz com que essa matéria seja tratada sem a necessária atenção por gestores públicos e planejadores, empresários e investidores. É a necessidade de modal ferroviário para sustentar o desenvolvimento econômico como um todo e, em especial, para manter o vasto complexo agroindustrial catarinense. Trata-se de uma necessidade que extrapola as fronteiras estaduais e tornou-se essencial para o futuro do Sul do Brasil.

O drama da indústria de processamento de carnes instalada, em sua maior parte, no grande oeste barriga-verde é a necessidade de buscar todos os anos no exterior ou no centro-oeste do País as 6 milhões de toneladas de grãos que faltam para alimentar os imensos planteis de aves e suínos alojados em milhares de propriedades rurais. Hodiernamente, a maior parte dessa matéria-prima vem de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pelo transporte rodoviário. Essa operação exige mais de 100.000 viagens ao ano, com grandes custos econômicos, humanos e ambientais.

A solução é a construção de ferrovia ligando o oeste catarinense ao centro-oeste brasileiro, aproveitando um trecho já existente da empresa paranaense Ferroeste. A prioridade é a construção do trecho Chapecó-Cascavel, unindo os municípios-polos do oeste de Santa Catarina e do oeste do Paraná. Um grupo de oito entidades empresariais – Sindicarne/Acav, ACIC, CEC, Faesc, Fiesc, Facisc, Ocesc e ABPA – patrocinou um estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental que comprovou a necessidade e a racionalidade do empreendimento. Simultaneamente, a Ferroeste trata de viabilizar o segmento Cascavel-Maracaju (MS), estabelecendo o tão almejado corredor do milho. Conscientes da importância da expansão dessa ferrovia, lideranças sul-rio-grandenses buscam recursos para o projeto Chapecó-Passo Fundo (RS), que, no futuro, deve atingir o porto de Rio Grande.

Paralelamente à campanha pela linha férrea norte-sul, o setor produtivo defende a necessidade de uma ferrovia em território catarinense, ligando o oeste ao litoral, para o escoamento da produção industrial aos portos marítimos. A boa notícia é que o Governo de Santa Catarina contratou a elaboração do projeto do trecho Correia Pinto-Chapecó.

Fica, assim, evidente a importância dos dois projetos que, na realidade, são complementares e jamais concorrentes. É reconfortante constatar que depois de 40 anos de retórica vazia e proselitismo, há um movimento sério e consistente. Um Grupo de Trabalho (GT) formado pelas entidades empresariais, sob coordenação da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, está, desde o ano passado, atuando em três frentes para que os projetos ferroviários saiam do papel.

Junto ao setor público federal, esse GT gestiona celeridade na publicação dos atos licitatórios, leilões ou contratos de PPP (parcerias público-privadas) para que a obra seja realmente iniciada. Junto ao empresariado, o GT incentiva a formação de consórcios de empresas nacionais e transnacionais para que participem das modalidades de licitação. Essa ação é estratégica porque é notório que o Estado brasileiro não tem condições de executar obras de superestrutura, sendo, portanto, necessário atrair capital internacional.

A terceira vertente de atuação do Grupo de Trabalho é convencer setores da Administração Pública sobre seu caráter essencial e imprescindível e, ao mesmo tempo, criar uma robusta e sólida convicção junto ao empresariado e à sociedade em geral sobre o papel das ferrovias para a construção do futuro da região.

Alguns tecnocratas tentaram solapar o movimento, alegando que uma ferrovia ligando Santa Catarina ao Paraná esvaziaria os portos catarinenses, gerando prejuízos à economia e ao erário público. A verdade é que, sem ferrovias, em menos de 10 anos as agroindústrias – para manter a competitividade e permanecerem no mercado – acabarão se transferindo integralmente ao centro-oeste brasileiro. Aí sim, esvaziariam os portos catarinenses!


*Neivor Canton é Presidente da Aurora Coop

Tags: coopfuturo’
ANTERIOR

8º CNMA se encerra evidenciando a importância da liderança feminina no agronegócio brasileiro

PRÓXIMA

Instituição financeira cooperativa destaca inovações do mercado financeiro

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Claudio Costa é Head da Selbetti Business Consulting
ARTIGO

Avanço da IA demanda estratégia de governança – Claudio Costa é Head da Selbetti Business Consulting

16 de setembro de 2025
neide
ARTIGO

O voluntariado transforma realidades! – Neide Pimentel é superintendente do Instituto Cooperforte

15 de setembro de 2025
Reforma Tributária: uma reforma de negócios - Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia
ARTIGO

Reforma Tributária: uma reforma de negócios – Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia

14 de setembro de 2025
Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH
ARTIGO

Geração Alpha estreia no mercado de trabalho brasileiro: o que isso significa para empresas e RH? – Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH

12 de setembro de 2025
marcelo 1
ARTIGO

Da tokenização de crédito à inclusão social: agronegócio sustentável é um compromisso com o meio ambiente – Marcelo Mafra é gerente executivo de relacionamento da Tecban

12 de setembro de 2025
Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades - Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES
ARTIGO

Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades – Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES

9 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ubots Conexões Cooperativas: Um Ano de Mesas de Negócios Fomentando a Intercooperação na Prática
CONTEÚDO DE MARCA

Ubots Conexões Cooperativas: Um Ano de Mesas de Negócios Fomentando a Intercooperação na Prática

16 de setembro de 2025
Cooperativismo de crédito cresce acima do sistema financeiro e amplia inclusão dos brasileiros
DESTAQUES

Cooperativismo de crédito cresce acima do sistema financeiro e amplia inclusão dos brasileiros

16 de setembro de 2025
Cooperativa de saúde é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná pelo oitavo ano consecutivo
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná pelo oitavo ano consecutivo

16 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.