Um grupo de colaboradores voluntários do Sicredi se reuniu na última sexta-feira (30) para uma ação na Vila União, localizada no Tatuquara, em Curitiba (PR), onde vivem mais de 1,2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os voluntários trocaram a rotina na instituição financeira cooperativa por um dia de solidariedade com a limpeza do terreno onde será construída a cozinha comunitária. Eles também montaram as 250 marmitas que foram distribuídas aos moradores durante o lançamento da “pedra fundamental” da obra.
“A cozinha comunitária na Vila União vai ajudar a alimentar especialmente as crianças e as mulheres, uma vez que nessa comunidade a maioria dos lares são formados por mulheres com seus filhos. O local também será um espaço onde os moradores poderão se reunir para participarem de cursos, discutirem os problemas do dia a dia e os projetos solidários que podem ser realizados na comunidade”, destaca o padre da Congregação Redentorista, Joaquim Parron, que atua na Vila União.
A iniciativa integra a estratégia do Sicredi de anualmente “adotar” um projeto em uma das comunidades carentes de Curitiba. Com essa missão, já foram realizadas, em anos anteriores, mobilizações na Vila Zumbi – Região Metropolitana de Curitiba – e na Vila Torres, na capital paranaense. “O Sicredi já nasceu com o propósito de cooperação e ajuda mútua e, dessa maneira, seguimos atuando nas comunidades onde nossas cooperativas estão presentes. Com a mobilização dos nossos voluntários, trabalhamos para a construção de um futuro mais próspero”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
A iniciativa na Vila União foi realizada pela Central Sicredi PR/SP/RJ, em parceria com a Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP e a Congregação Missionária do Santíssimo Redentor, para comemorar o Dia de Cooperar, celebrado no último sábado (1). A data tem como objetivo colocar em prática valores e princípios cooperativistas, além de estimular o voluntariado. “A partir do Fundo Social da nossa cooperativa, conseguimos apoiar esse projeto tão nobre, que tem a colaboração como base para alimentação dos moradores da comunidade”, destaca o presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, Marcio Zwierewicz.
Com atuação próxima à comunidade, o Sicredi desenvolve uma série de ações diretamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para um mundo melhor. Em 2023, somente em celebração ao Dia de Cooperar, mais de 800 iniciativas foram e estão sendo realizadas por cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, mobilizando milhares de voluntários que impactaram mais de 100 mil pessoas nos três estados.
Fonte: Imprensa Sicredi
Discussão sobre post