No último dia 27 de abril aconteceu, em Cachoeiro de Itapemirim, a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa Mirim dos alunos do CEEFMTI Francisco Coelho Ávila Júnior, a Coop-Sul. A coop mirim é a pioneira no município e a primeira do Espírito Santo formada por estudantes de escola pública.
A assembleia, que ocorreu no auditório da escola, contou com a presença de diversas autoridades importantes do município e da região. Entre elas estavam o presidente do Sicoob Sul, Rubens Moreira; o presidente da Comissão Permanente do Cooperativismo da Ales, deputado estadual Alan Ferreira; e o vereador do município de Cachoeiro, Leonardo Pinheiro.
O presidente do Sistema OCB/ES e médico cooperado da Unimed Sul Capixaba, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, também compareceu ao evento. A liderança ressaltou o seu contentamento com o crescimento do Programa Cooperativa Mirim no Espírito Santo.
“Fico extremamente realizado com a constituição da primeira cooperativa mirim de Cachoeiro. É de suma importância disseminarmos os ideais cooperativistas entre as crianças e adolescentes. Com essa iniciativa, elas adquirem valores e desenvolvem competências como liderança e autonomia”, afirmou o presidente.
A COOP-SUL
A Coop-Sul é a primeira coop fruto do projeto de expansão do Programa Cooperativa Mirim no Espírito Santo. Composta por 30 sócios fundadores, a coop conta com o apoio e orientação direta do Sicoob Sul.
O processo para a criação da cooperativa mirim já começou há um tempo. Segundo a professora orientadora da Coop-Sul, Laís Azevedo, as discussões para a implementação do projeto na escola começaram em 2019. Todavia, por conta da pandemia de Covid-19, a concretização da iniciativa foi adiada e o planejamento voltou a acontecer em 2022.
No dia 11 do último mês ocorreu uma reunião de trabalho que contou com a presença dos estudantes sócios fundadores, das professoras orientadores e da diretoria escolar, além de ter contado com apoio de representantes do Sistema OCB/ES e do Sicoob Sul. Na oportunidade, ocorreu uma oficina de validação do Estatuto Social que irá reger todas as atividades da cooperativa mirim.
A iniciativa terá como objetivo principal estimular o conhecimento e as práticas cooperativistas por meio de atividades conjuntas e educativas. A área de atuação comercial da Coopsul será a venda de pizzas e mousses, que serão os objetos de aprendizagem produzidos pelos alunos cooperados. De acordo com o Estatuto Social, a coop será formada pelos conselhos Administrativo e Fiscal e pelo Comitê de Marketing.
A chapa dos conselhos foi formada e eleita durante a assembleia de constituição. O aluno Daniel Garcia assumiu o cargo de presidente do Conselho Administrativo. O jovem, que sonha em seguir uma carreira de liderança dentro da política futuramente, entende que a atuação na coop mirim irá ajudar a concretizar seus objetivos. “A experiência vai me ajudar muito. Tenho certeza de que aprenderei a liderar, trabalhar em equipe e cooperar, valores muito importantes hoje em dia”, afirmou.
Confira os integrantes dos conselhos e do comitê da Coop-Sul:
CONSELHO ADMINISTRATIVO
- Presidente: Daniel Garcia
- Vice-presidente: Thifanny Silva
- Secretária: Lara Kooper
- Tesoureiro: Erick Brandolim
- Vice-tesoureira: Kezia Santana
CONSELHO FISCAL
- Bianca Curitiba
- Samuel Cerqueira
- Suplente: Arthur Cunha
COMITÊ DE MARKETING
- Larissa Mendonça
- Luiza Martins
- Suplente: Alice Silva
PLANOS
O grupo de líderes da cooperativa, os cooperados e a professora orientadora da Coop-Sul estão prontos para começar a trabalhar juntos e alcançar seus objetivos. A professora Laís Azevedo afirmou que a coop mirim almeja desenvolver seu objeto de aprendizagem e promover, com o dinheiro arrecadado nas vendas, ações sociais que beneficiem a comunidade escolar.
Dentre as ações programadas estão uma campanha do agasalho e palestras educacionais com enfoque nas áreas da saúde, da educação e do bem-estar socioemocional. O intuito é capacitar e melhorar a qualidade de vida dos cooperados para que haja reflexos na trajetória escolar e no âmbito familiar de cada um dos estudantes e sócios da cooperativa.
EXPANSÃO DO PROGRAMA
O Programa Cooperativa Mirim consiste em uma associação de alunos que, sob orientação de um professor orientador, se unem para viverem, na prática, os princípios e rotinas de uma cooperativa. O propósito principal é fortalecer os valores do modelo de negócios coop entre os mais jovens e desenvolver neles um espírito de liderança, colaboração e empreendedorismo.
O programa começou a ser implantado no Espírito Santo no ano de 2018. Inicialmente, a iniciativa, que é realizada pelo Sistema OCB/ES em parceria com o Sicoob Espírito Santo e com o Instituto Sicoob, foi desenvolvida com as cooperativas educacionais atuantes no estado.
No mesmo ano foram constituídas três cooperativas mirins – a Cooperjetibá, da Escola Cooperação; a Coopemcel, da Cooperativa Educacional de Linhares; e a Coop-União, da Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha.
Sandra Martins, supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob Central ES, ressaltou que, desde então, o programa tem sido aperfeiçoado. “A metodologia do Programa Cooperativa Mirim, definida pelo Instituto Sicoob, nos faz acreditar cada vez mais que o desenvolvimento de competências por meio de práticas cooperativas é um dos caminhos que leva a contribuir com o protagonismo dos alunos dentro e fora do ambiente escolar”, conclui.
Com o novo projeto de expansão das cooperativas mirins, a meta é que até o final de 2023 o Espírito Santo tenha sete novas coops em diferentes regiões do estado, sendo que cinco dessas serão de escolas públicas e duas de cooperativas educacionais.
No último mês de agosto aconteceu, na sede do Sistema OCB/ES, um evento de capacitação de profissionais da área da educação para que entendessem melhor a metodologia utilizada no programa e soubessem como colocá-la em prática dentro das instituições de ensino em que atuam.
A Coop-Sul é a primeira cooperativa constituída no processo de expansão. Sandra Martins exalta o entusiasmo do Sicoob ES e das cooperativas singulares com mais esse passo.
“Para nós, a constituição desta cooperativa mirim é motivo de muito orgulho. Acreditamos muito no poder de transformação do programa junto aos alunos, o que nos faz crer que estamos no caminho certo, contribuindo com um uma formação com mais oportunidades de conhecimento e desenvolvimento”, destacou.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, vê com bons olhos a expansão do programa. “Espero que o Espírito Santo tenha cada vez mais cooperativas mirins atuantes, porque isso apenas fortalecerá nosso modelo de negócios e aumentará o protagonismo das crianças e adolescentes”, avalia a liderança.
Fonte: Sistema OCB/ES
Discussão sobre post