Durante a Agrishow 2023, centenas de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram de uma imersão educativa pelo agronegócio, através de parceria entre a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais e a associação ‘De Olho no Material Escolar’, com o projeto “Vivenciando a Prática”.
Buscando agregar conhecimento aos estudantes e mostrar outra perspectiva sobre o agronegócio, a Coopercitrus proporcionou aos jovens conhecer as melhores práticas do setor, mostrando o objetivo da Associação, de atualizar os conteúdos didáticos sobre o agronegócio, como ferramenta essencial para a produção de alimentos, oportunidades profissionais.
“A Coopercitrus nos apoia nesta iniciativa desde 2020 e, nesta semana, temos a oportunidade de mostrar aos estudantes temas como tecnologia, inovação, irrigação, pecuária e agricultura, sempre com visitas coordenadas e pensadas de acordo com a idade e ano letivo de cada um. Por isto, queremos transformar o material escolar em um material sério, com fonte atualizada e científica, tudo isto fazendo com que os estudantes vejam como é este funcionamento na prática, através de ações e como realmente as coisas acontecem no campo hoje, tendo a percepção de como esta temática é tratada de forma diferente na sala de aula”, afirma a diretora de Comunicação do projeto Carolina Barretto.
Tendo a oportunidade de conhecer mais profundamente onde a Coopercitrus atua e como o agronegócio é um potencializador, a aluna Anne Beatriz Brito Batista, da escola Prof. Eduardo Romualdo de Souza, de Ribeirão Preto, diz ter participado de uma experiência completamente inovadora: “A Coopercitrus é muito grande, tudo aqui é muito bonito. Pude entender, a partir desta experiência, que o agronegócio está em tudo, como por exemplo, nas roupas que usamos, na comida que chega até nossas mesas, exatamente em tudo”, finaliza.
Projetos sustentáveis em destaque
A Fundação Coopercitrus levou para a Agrishow 2023 projetos sustentáveis que visam transformar o setor agropecuário com iniciativas voltadas para a capacitação profissional, a preservação do meio ambiente e a difusão de tecnologias.
No pilar ambiental, está o projeto Cooper Semear, que se dedica ao reflorestamento de áreas de preservação ambiental, e o Cooper Nascente, que atua na restauração de nascentes em propriedades rurais. Esses projetos recuperaram, desde 2020, 179 hectares de áreas florestais e 530 nascentes. A Fundação disponibiliza ao produtor rural, de forma gratuita, projetos personalizados e corpo técnico para apoiar as ações de restauração ambiental.
Fonte: Imprensa Coopercitrus
Discussão sobre post