Na última quinta-feira (8) o Sistema OCB/RJ, por meio do setor de Monitoramento, promoveu a palestra ‘Como promover o desenvolvimento organizacional com base nas soluções ofertadas pelo Sescoop”. A atividade ocorreu de forma híbrida – presencial na sede da instituição, no Centro do Rio de Janeiro, e virtual, pelo Canal do Youtube da entidade.
A convidada foi Simone do Carmo Direito, coordenadora de Governança e Gestão do Sescoop Nacional. Ela iniciou a apresentação abordando os conceitos de desenvolvimento e de cultura organizacional e apontou o papel da liderança das cooperativas para o sucesso desses processos.
“As lideranças têm o desafio de compreender, ajustar ou reforçar os princípios da cultura organizacional. Ela é o resultado do trabalho em equipe, então é necessário um líder para guiar o time e implementar mudanças, quando necessário. Cabe à liderança instigar a transformação sobre uma perspectiva estratégica, vislumbrando tendências e adaptando a cultura aos novos cenários desafiadores”, ressaltou.
E como forma de as coops alcançarem excelência na gestão e governança, Simone destacou os benefícios do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e explicou os gráficos e os índices que o diagnóstico da ferramenta apresenta para alcance da maturidade organizacional.
“ Têm melhores resultados as cooperativas que utilizam o PDGC e realizam o acompanhamento do seu desenvolvimento econômico-financeiro”, assegurou.
Por fim, Simone citou as capacitações, grupos de trabalho, comitês consultivos e a tecnologia como as soluções que o Sescoop oferece para a construção do desenvolvimento organizacional nas cooperativas.
Sobre o tema, ela detalhou a Instrução Prática Assistida (IPA) e a Assessoria Externa (AE).
“A instrução prática é focada na implantação do processo, em elaborar o planejamento estratégico da cooperativa. Já a assessoria é centrada mais na entrega do produto”.
Fonte: Sistema OCB/RJ
Discussão sobre post