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MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa de crédito usa automação para ter atendimento mais estruturado e menos burocrático

Tempo, padronização, segurança e mais dinamismo foram alguns dos ganhos reais com a implantação de RPA na Cresol

MundoCoop POR MundoCoop
25 de agosto de 2022
GESTÃO & NEGÓCIOS
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Há um ano, a Cresol Central Brasil, sistema de cooperativas de crédito rural com sede em Chapecó (SC), propôs-se o desafio de implantar setores focados em análise, melhoria e automação de processos. Para isso, a empresa apostou em tecnologias de RPA (Robotic Process Automation) e BPMS (Business Process Management System), que trouxe mais agilidade e padronizou o atendimento de clientes.

Considerando que a Cresol Central Brasil atende 28 cooperativas singulares e mais de 180 agências cooperativas, direta e indiretamente, são mais de 1,4 mil colaboradores que foram impactados com as soluções de RPA/BPMS. A Selbetti Tecnologia, integradora de outsourcing de TI, e a AutomationEdge, fornecedora de soluções de automação, foram as parceiras no processo. 

Complementando o trabalho da tecnologia, foram instituídos dois novos setores: Setor de Análise, junto à Área de Planejamento e Gestão Estratégica; e Setor de Automação, junto à Área de Tecnologia da Informação. Cada projeto seguiu as fases a seguir: 

1ª fase – Identificação e análise: recepção de solicitações ou identificação de necessidades junto às áreas de negócio e priorização das demandas, por meio de critérios pré-definidos (urgência, impacto, complexidade e afins). 

2ª fase – Desenvolvimento e homologação: O Setor de Automação, ao receber as análises realizadas, inicia a implementação das automações e decorrentes testes de validação para garantir que o processo atenderá à solicitação. Caso sejam identificadas necessidades de ajustes no projeto por questões técnicas de implementação, o Setor de Análise é novamente envolvido para novas avaliações e adequações que se façam necessárias no projeto, envolvendo ou não as áreas de negócio afetadas pelo mesmo. 

3ª fase – Sustentação: após a homologação da implementação, ocorre a entrega do processo para o solicitante, por meio da disponibilização do mesmo em ambiente de produção. 

Como foi a evolução do projeto 

Cumpridas as fases, os projetos entram em estágio de sustentação, no qual, tanto o Setor de Análise como o Setor de Automação, acompanham rotineiramente aspectos técnicos e da regra de negócio, em vista de garantir a efetividade das automações implementadas. 

No último ano, além de toda a estruturação destes setores de Análise e Automação e disponibilização das soluções (RPA e BPMS), foram automatizados 11 processos, que já significam uma economia de 4.020 horas/ano (quando avaliado o tempo que seria necessário para execuções manuais). 

Estas automações envolvem ações em sistemas computacionais, bem como captura, tratamento e disponibilização de informações para subsídio de ações de diversas áreas. Os projetos desse período envolvem ações como: conciliação de cobranças relativas ao plano de saúde dos funcionários, controle e análise de informações financeiras, disponibilização de informações para prestadora do benefício de vale-alimentação, monitoramento de informações relativas à gestão de pessoas, saúde e segurança do trabalho). 

No conjunto, o setor de análise possui, atualmente, cerca de 40 processos aguardando análise (em fila de priorização). “Além disso, outro fator de destaque, é que uma parte significativa das demandas que chegam das áreas de negócio para automação, são resolvidas apenas com mudanças metodológicas decorrentes da análise, o que evidencia que a análise de processos como etapa prévia a sua automação é uma condição essencial”, conclui Jefferson Reges Donziski, coordenador da área de TI da Cresol Central Brasil. 


Fonte: iPNews

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