Nos últimos anos o mercado profissional no Brasil se modificou, e muitos buscaram alternativas para obter renda. Neste contexto, as cooperativas despontaram como grandes aliadas de uma transformação social, reunindo pessoas com áreas em comum, em cooperativas que trazem trabalho, renda e impacto social.
No nordeste do país, uma delas é a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes –COMAPI, que através de uma parceria com a startup Polvo Lab, viu seus negócios aumentarem e ganharem mais espaço no mercado. Mesmo antes desse movimento, a COMAPI já via resultados em seu modelo de produção, comercializando cerca de 280 toneladas de seu produto apenas no ano de 2021. Tal volume, colocou o Piauí no mapa da exportação de mel, tornando o estado o segundo maior exportador de mel in natura no Brasil.
Mesmo diante de tal sucesso, a cooperativa ainda enfrentava dificuldades quando o objetivo era a entrada na mesa do consumidor. “A COMAPI já exporta sua produção há alguns anos, mas sempre com o produto ‘tabelado’, seguindo a tendência de negociação de commodities: produto em volume, sem marca ou conexão de valor agregado. Por ser um produto de extrema qualidade, todo trabalho de certificação, cuidado com a produção, mas principalmente preço mais justo para o apicultor acabava não sendo refletido no valor da venda”, aponta Felipe Joaquim de Sousa, Presidente da COMAPI; em coordenação com a diretora de operações do Polvo Lab, Gabriella Marques.
Foi através da parceria com o Polvo Lab que a COMAPI começou a reestruturar o seu modelo de negócio. E a preocupação com a percepção do público sobre o produto da cooperativa, foi um dos múltiplos detalhes que ganharam destaque durante essa transição. “A parceria com o Polvo Lab veio exatamente para reposicionar o produto inserindo dois ingredientes especiais: a construção de uma MARCA FORTE e o trabalho de IMPACTO SOCIAL e AMBIENTAL que o mel pode causar em nossa região de Simplício Mendes”, complementa.
Encontrar formas de valorizar o trabalho do produtor é um dos pilares das cooperativas, e o trabalho que a COMAPI e o Polvo Lab realizam vai de encontro com esse desejo. Para a COMAPI, entrar na parceria não veio apenas como uma estratégia de expansão dos negócios, mas também como um movimento de valorização do produtor. Para isso, incluir as famílias que fazem parte da cooperativa, no processo de união entre a COMAPI e o Polvo Lab, foi um passo que não ficou de lado. “Como toda parceria, foram alguns meses de entendimento de intenções, mas ficou claro o benefício que poderíamos obter e desde então trabalhamos um plano conjunto. Os cooperados agora começam a participar das rodas de conversa e o Polvo Lab está concluindo a primeira fase de mapeamento das necessidades de cada apicultor”, explica Felipe.
Segundo a cooperativa, através da parceria as 250 famílias que integram a COMAPI possuem um acompanhamento que tem como foco a evolução da base de cooperados. No final da cadeia, quando o produtor recolhe o mel, a remuneração ao produtor é cerca de 15% maior por cada quilo de mel produzido.
Através da reformulação do posicionamento da marca, o produto intitulado Mel Mesmo ganhou um novo status, entrando no mercado para competir com outros produtos de categoria premium. Para a MundoCoop, a cooperativa revela que o projeto já dá resultados. “Entramos no varejo premium no estado de São Paulo, conseguindo posicionar nosso produto primeiramente com exclusividade nas prateleiras da rede St Marche! Esse novo modelo de negócios do Polvo Lab nos deu visibilidade em diversos veículos de imprensa no Brasil todo e agora começamos a negociar nosso produto com toda história de impacto social e ambiental também com compradores de outros países, com nossa marca internacional: HONEY FOR SURE!”, afirma.
Parcerias que alimentam negócios
Diante de tal crescimento e ganho de participação, fica claro que buscar parcerias pode ser a chave para a expansão dos negócios e da visibilidade das cooperativas. Tal movimento de intercooperação, que pode agregar talentos e vozes de diferentes modelos de negócio, é um expoente de um movimento que vem ganhando força no país, com mais e mais cooperativas se aliando a startups na busca de um aprimoramento dos negócios. Por outro lado, modelos de gestão que estão fora do ecossistema cooperativo identificam nessas parcerias uma oportunidade de explorar novos horizontes, sendo aliados de um processo de mudança na forma como nos relacionamos com aquilo que é produzido.
Segundo o AnuárioCoop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, hoje o país possui 4.880 cooperativas. Ao mesmo tempo, são mais de 12.000 startups em atividade, com mais surgindo a cada dia, impulsionadas pela aprovação do Marco Legal das Startups. Neste contexto, onde os dois buscam uma reformulação da forma como nos relacionamos com o mundo, parcerias tem sido a chave para a mudança que se almeja. Minasul e Agrotopus. Sicredi e 100 Open Startups. Sicredi e Ventiur. Campear e Languiru. Coop – Cooperativa de Consumo e Pitzi. Sicoob Unicoob e Plug & Play. São inúmeros os exemplos que mostram na prática como tal movimento de união entre dois lados de uma mesma moeda, podem gerar o impacto necessário para que a sociedade siga em um novo caminho.
Para a COMAPI, principalmente no mercado de mel, há infinitas possibilidades a serem exploradas. E parcerias como a que está em andamento são a chave para uma aceleração do crescimento dos negócios, que viabiliza a independência das cooperativas. “Ainda há muita possibilidade de abertura de mercado dentro do próprio Brasil, e já estamos conjuntamente buscando interessados nas possibilidades de impacto social e ambiental, investidores e parceiros. O Polvo Lab também está trabalhando essa conscientização e reeducação do consumidor, o brasileiro ainda consome pouco mel, e esse pode ser um bom ponto de virada para dependermos cada vez menos da variação cambial dos mercados externos”, finaliza.
Por Leonardo César – Redação MundoCoop
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