O Encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias (ENCA) acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP) e pretende reunir mais de 500 participantes entre presidentes, vice-presidentes e diretores do cooperativismo agropecuário de todo Brasil.
Nessa edição, a agtech Supercampo marca presença, apresentando a plataforma SaaS – “Software as a Service” – como modelo de distribuição de software em que a Supercampo disponibiliza aplicativos e serviços pela internet. A Agtech reúne em um só lugar as melhores soluções tecnológicas para o agronegócio.
A Supercampo tem o seu DNA 100% cooperativista e surgiu para fortalecer as cooperativas no ambiente digital. Formada pelas cooperativas sócias Agrária, Alfa, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar, nesse ano abre seu portfólio de produtos e serviços para cooperativas que queiram se tornar clientes e ter acesso ao ecossistema.
Até então, o acesso ao pacote de soluções da Supercampo era exclusivo das 12 cooperativas sócias. “A abertura das nossas soluções para o mercado contribuirá com o processo de transformação digital do agronegócio brasileiro e está alinhada com a nossa missão de conectar as cooperativas e cooperados com as melhores oportunidades de negócios”, explica Leandro Carvalho, CEO da Supercampo.
“As novas cooperativas que aderirem ao SaaS, poderão contar com todos os atributos oferecidos pela Supercampo de usabilidade alinhados com o esforço das 12 grandes cooperativas que já deram o aval e estão colhendo os frutos dessa digitalização. Pelo sistema, todos ganham com mais rapidez, confiança, qualidade de portfólio e preços com o objetivo de conectar o produtor rural com as melhores oportunidades de negócios”, explica Leandro Carvalho, CEO da Supercampo.
O desejo, desde o início, sempre foi impulsionar o cooperativismo e otimizar as operações através da digitalização dos fluxos comerciais. Por esta razão, as 12 cooperativas sócias, após terem criado uma estrutura sólida e amadurecido o projeto, decidiram abrir para que outras cooperativas também possam usufruir desses benefícios.
“O objetivo é disponibilizar nossos serviços para mais cooperativas agroindustriais de todo o território nacional, fortalecendo assim o poder do agronegócio. Com a Supercampo, as cooperativas poderão digitalizar todo o processo de compra e venda de insumos agrícolas, melhorar a experiência do usuário, aumentar a capilaridade de produtos e fazer negócios com outras cooperativas”, complementa Carvalho.
Ao contratar a Supercampo, as cooperativas têm acesso a uma série de serviços e plataformas que facilitam o dia a dia de quem vive e trabalha no campo, tornando esse modelo de negócio mais acessível para pequenas e médias cooperativas que não têm recursos para investir em desenvolvimento tecnológico.
O Balcão Digital é um dos destaques, que permite a digitalização da loja agropecuária e a venda de produtos online. Com isso, a cooperativa aumenta a capilaridade da loja a nível nacional e impulsiona ainda mais o negócio. Outro serviço oferecido é a corretora Supercampo Sementes, uma plataforma de negociação entre cooperativas, que está revolucionando a forma de comercialização de sementes no agro. Sem intermediários, a grande vantagem é a redução do custo, facilitando a escolha das variedades de sementes, como soja, trigo, milho, aveia, milheto, feijão, pastagem, entre outras.
Além disso, são oferecidos treinamentos para melhorar a logística e aprimorar os processos de vendas, cada cooperativa recebe a melhor capacitação para seus funcionários. O foco é tornar o negócio mais eficiente e rentável. Tudo com a ajuda de treinamentos realizados por especialistas do mercado. E, para impulsionar ainda mais as vendas a cooperativa contará com um time de marketing especializado em vendas de forma digital. Tudo isto de forma personalizada de acordo com as especificidades e regras de negócio de cada cooperativa.
Discussão sobre post