Pitangui, cidade histórica do Centro-Oeste mineiro, com 27 mil habitantes, viveu uma noite diferente no dia 10 de julho. O município recebeu a primeira edição do CoopEncena 2025 — programa do Sistema Ocemg que leva cultura e solidariedade a municípios mineiros atendidos por cooperativas.
Dessa vez, os anfitriões do espetáculo foram o Sicoob Credicoop, o Sicoob Credpit e a Cooperativa Agropecuária de Pitangui (Coapi). Cerca de 500 pessoas prestigiaram a peça “Acredite, um espírito baixou em mim” — uma comédia irreverente que encanta o público mineiro desde 1998. Para assistir à apresentação, bastava levar dois quilos de alimentos.
“O Haga Space ficou lotado, e arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis”, afirmou Andréa Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg. As doações beneficiaram duas instituições da cidade: a Fundação Padre Américo, dedicada ao cuidado com o idoso, e a Sociedade Vida e Renascer (Sovir), que cuida de pessoas com deficiência, transtornos mentais ou químico-dependência. Para as entidades beneficiadas, a mobilização representou mais do que doação; representou cuidado.
“Tanta gente se divertindo e ajudando ao mesmo tempo, né?”, disse Cibila Aguiar, representante da Fundação Padre Américo. “O CoopEncena trouxe cultura, alegria e essa bênção para nossa instituição, que foi essa doação de alimentos”.
Vera Cançado, representante da Sociedade Vida e Renascer, destacou a importância de projetos culturais solidários como o desenvolvido pela Casa do Cooperativismo Mineiro. “A gente nota a preocupação das cooperativas envolvidas não apenas com o cooperado, mas com toda a comunidade, que acaba sendo beneficiada com esse evento cultural e com as doações”, elogia Vera.
Interesse pela comunidade
A mobilização partiu da articulação das cooperativas Sicoob Credicoop, Sicoob Credpit e Coapi, juntamente com o Sistema Ocemg. “Partindo do sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, resolvemos levar cultura e diversão para a sociedade, aproveitando também o lado social, com a arrecadação de alimentos para entidades carentes da nossa cidade”, contou Carlos Roberto Gomes, diretor administrativo do Sicoob Credicoop.
“A possibilidade de trazer cultura e entretenimento para nossa sociedade, além de ajudar duas das principais instituições de acolhimento da nossa região nos motivou desde o início”, recorda Alexandre Santiago Teixeira, diretor da Coapi. “Essa é a prova do poder da intercooperação. Quando as cooperativas se unem, toda a sociedade ganha”.
Antônio José de Freitas, presidente do Sicoob Credpit, concorda e acrescenta: a apresentação representou um marco cultural para a cidade. “Aqui em Pitangui não temos tradição teatral. Não foi fácil convencer as pessoas a irem ao teatro, mas conseguimos mobilizar a comunidade com rádio, carro de som e convite boca a boca. O resultado foi maravilhoso”, concluiu.
No fim da noite, ficou evidente que o CoopEncena plantou uma semente cultural na cidade. “Foi uma noite inesquecível! As pessoas riram do primeiro até o último minuto de apresentação e se apaixonaram pelos atores. No dia seguinte, só se falava na peça. Sem dúvidas, ficou o desejo da próxima. Já estamos aguardando a oportunidade de realizar o evento novamente.”, destacou Alexandre Teixeira, da Coapi.
Sobre o CoopEncena
O CoopEncena é um projeto cultural do Sistema Ocemg que, há 21 anos, leva cultura, valores cooperativistas e solidariedade a centenas de municípios mineiros. A iniciativa tem a valorização da cultura e o engajamento social como pilares, promovendo apresentações teatrais de alta qualidade em municípios mineiros. Os ingressos são solidários (doação de alimentos), e toda a arrecadação é destinada a instituições sociais indicadas pelas cooperativas que solicitam as apresentações ao Sistema Ocemg. Saiba mais pelo e-mail: [email protected].
Fonte: Sistema Ocemg com adaptações da MundoCoop