O Banco Central publicou resolução orientando bancos e instituições financeiras a promoverem ações de educação financeira junto a seus clientes, entrando em vigor dia 1 de julho desde ano.
De acordo com a resolução, o objetivo é que as empresas proporcionem conteúdos que contribuam para a organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar; formação de poupança e resiliência financeira; e prevenção à inadimplência de operações e ao superendividamento.
Para o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira, a resolução do BC é importante e pode trazer impactos bastante positivo para a sociedade brasileira. Tanto que, assegura ele, esta é uma preocupação que já faz parte do dia a dia da cooperativa há muitos anos.
“O objetivo principal das iniciativas de educação financeira do Sicredi é incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao uso do dinheiro, estimulando uma gestão mais consciente e responsável das finanças com o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável de associados e não associados”, enfatiza.
Um dos programas sistêmicos do Sicredi, implantado em 2016, é o Cooperação na Ponta do Lápis. O objetivo é, justamente, ajudar a transformar a vida financeira das pessoas nas comunidades onde o Sicredi está presente, levando mais informação, conhecimento e boas práticas para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro, realizando ações, como palestras e oficinas, voltadas a pessoas físicas, microempreendedores, adolescentes e crianças, tendo como base a economia comportamental. A cooperativa Sicredi Dexis, uma das mais de 100 cooperativas de crédito que compõem o sistema Sicredi, implantou o Cooperação na Ponta do Lápis desde o seu lançamento e participou de sua concepção.
Para sensibilizar o público infantil e tornar o aprendizado mais descontraído, o Sicredi é parceiro da Mauricio de Sousa Produções, que produziu uma série de gibis e vídeos temáticos que ensinam, de maneira leve e divertida, conceitos como a origem do dinheiro, orçamento familiar e o funcionamento de compras à vista ou a prazo. Esses conteúdos podem ser acessados no site www.sicredi.com.br/sites/turmadamonica/.
O Caravana Kids é mais uma ação visando levar educação financeira ao público infanto-juventil. Essa iniciativa é do Instituto Dexis, através da cooperativa Sicredi Dexis e consiste em levar a educação financeira por meio de uma peça de teatro lúdica e educativa com foco especial nas crianças de 6 a 11 anos. Essa peça de teatro não só diverte, mas também ensina de forma cativante, contribuindo para a formação de cidadãos financeiramente conscientes.
A peça é apresentada em escolas de, praticamente, todas as cidades em que a Sicredi Dexis atua, nas regiões Norte e Noroeste do Paraná, Leste e Centro-Leste Paulista. Só em 2023 foram realizadas 50 apresentações.
Na peça, os palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho sonham em montar um circo, mas como não têm o dinheiro suficiente, eles precisam se dividir para interpretar vários papéis enquanto poupam dinheiro e ensinam as crianças a fazerem o mesmo.
“Assim, de forma lúdica, a gente leva às crianças e adolescentes conceitos sobre a importância de termos reservas financeiras para a realização de nossos sonhos e estimula a disciplina e o autocontrole para que as pessoas possam ter uma vida financeira saudável”, analisa o presidente da cooperativa.
Outro significativo movimento da Sicredi Dexis no que se refere ao tema é a participação na Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), cujo objetivo é promover ações de Educação Financeira pelo País.
“As iniciativas do Sicredi representam uma parte relevante do total de ações realizadas durante a Semana Enef, que dá visibilidade ao tema, pois uma sociedade consciente financeiramente oferece mais condições para o desenvolvimento local”, lembra Ferreira.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis
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