Atividades de Educação Financeira serão abordadas por professores de Anos Iniciais de escolas da rede municipal em Farroupilha neste ano. A ação ocorre após parceria efetuada com a Unicred Integração por meio do Instituto Unicred RS e Programa Vida que Prospera, para uso da cartilha “Cuidando das Minhas Coisas: Meu Material Escolar”, especialmente preparada com didáticas educacionais-financeiras e de sustentabilidade. São 14 escolas e 1.500 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental alcançados pela iniciativa.
De acordo com a especialista em projetos sociais e coordenadora do Programa Vida que Prospera na Unicred Integração, Fabrícia Bisol Finco, a cartilha foi criada com um apelo significativo. “É uma proposta de conversar com os alunos para que também vejam esse material como um fator de responsabilidade e cuidado”, diz.
Entre os pontos abordados, está o uso consciente do material escolar. Por exemplo, a utilização de uma mochila por mais de um ano letivo é também uma forma de pensar em sustentabilidade. “Conversamos com os alunos para refletirem sobre que tudo o que utilizamos vem da natureza, então, quanto mais prolongarmos o tempo de uso das coisas, melhor será. O ato de consumo não precisa ser uma prática impulsiva”, afirma.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esporte e Juventude (SMECJ), Vanessa Bonetto Colossi, entende que o desenvolvimento de atividades de Educação Financeira nas escolas desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. “Ao proporcionar conhecimentos sobre custos, investimentos e responsabilidade, prepara os alunos para tomar decisões financeiras informadas, contribuindo para uma sociedade economicamente mais saudável e sustentável”, considera.
As cartilhas são gratuitas e podem ser destinadas tanto às escolas públicas quanto privadas. A Unicred está à disposição para ir até as escolas e sugerir tipos de abordagens para serem feitas com os alunos dentro do tema proposto.
Professores interessados em receber o material podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Fonte: Dinâmica
Discussão sobre post