A Sicredi Iguaçu PR/SC/SP abre nesta quarta-feira (1.°) as inscrições de projetos para o Fundo Social 2023. O programa destina parte dos resultados da cooperativa para projetos sociais locais, de interesse coletivo, que contribuem com o desenvolvimento das cidades onde atua.
O Fundo é constituído e mantido com recursos originários de destinação de percentual determinado das sobras líquidas da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, apuradas em cada exercício. A composição desses recursos se dá por meio da destinação de até 3% das sobras da Cooperativa do exercício anterior, conforme o Estatuto Social. Cabe ao Conselho de Administração da Cooperativa, a cada ano, decidir qual será o percentual, observando o limite previsto no Estatuto.
“Esse é o segundo ano que a cooperativa destina verbas para o Fundo Social. Em 2022, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas por meio de 92 projetos divididos entre agências da área de atuação da Cooperativa, em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As questões sociais, ambientais e de governança têm sido essenciais para planejar o futuro, e também para analisar riscos e decisões de investimentos, por isso acreditamos que, ajudando a viabilizar projetos sociais, podemos melhorar o futuro das cidades onde atuamos”, conta a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Letycia Fossatti Testa.
Para este ano, o Conselho de Administração da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP destinou 2% do resultado do exercício anterior, o que representou R$ 1,6 milhão, valor que será distribuído entre as 30 agências da cooperativa. Na RMC, entidades dos municípios de Campinas, Valinhos, Paulínia, Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa, onde a cooperativa possui agências, poderão participar.
Sobre as inscrições
Entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, estabelecidas nos municípios da área de atuação da cooperativa e associadas à Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, poderão concorrer às verbas do Fundo Social. As inscrições devem ser realizadas pelo site (www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial), entre 1.° de fevereiro e 19 de março. A divulgação dos projetos contemplados será em maio, quando os recursos também serão liberados.
Mas atenção às regras! Para a seleção dos projetos são considerados como critérios: maior número de pessoas impactadas; maior temporalidade dos benefícios gerados; maior benefício social à comunidade; maior abrangência local; êxito em projetos similares já realizados; aprovação da prestação de contas, caso a entidade já tenha sido contemplada em exercícios sociais anteriores com recursos do Fundo Social.
“Cada entidade pode inscrever um projeto por ano e solicitar de 1 a 12 salários mínimos para desenvolvê-lo, e, em caso de ser contemplado, o Sicredi disponibiliza o recurso e a entidade tem até o final do ano para realizar a ação, para posteriormente prestar contas da utilização do recurso e dos resultados do projeto”, explica.
Fonte: Imprensa Sicredi
Discussão sobre post