Buscando a inclusão e o engajamento das mulheres dentro do modelo de negócio cooperativista, o Sistema OCB/TO realizou nos dias 7 e 8 de outubro o XIV Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins. A ocasião contou com palestra e rodas de conversa sobre a participação feminina nas cooperativas, debate sobre a instalação do Comitê Elas Pelo Coop e reforço da iniciativa em prol da construção do Salão de Amor por meio das campanhas Cooperar Pela Vida e Dia de Cooperar.
Conforme a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, a ampla representação faz parte da origem do cooperativismo, ainda que esforços como a criação do Comitê sejam recentes. “Nosso papel como Sistema OCB/TO é garantir uma base para uma ocupação natural e permanente das mulheres nos espaços de liderança, e para isso precisamos estimular o desenvolvimento pessoal e profissional delas, sensibilizando a gestão sobre a importância de contar com diferentes habilidades nos cargos de decisão”, explica a superintendente.
O encontro, que se deu no Espaço Belladata, em Palmas, reuniu cerca de 120 mulheres de cooperativas de todo o estado que compartilharam casos de sucesso que inspiraram uma maior participação feminina. “O Elas Pelo Coop é uma das iniciativas para que as mulheres se desenvolvam, tenham voz e capacidade de atuar onde quiserem. É para que elas se sintam encorajadas. Mas não basta trazer, ela tem que ter condições de se desenvolver e continuar naquele espaço”, explica a analista do Sescoop e Assessora do Comitê Nacional, Divani de Souza.
Dia de Cooperar
Em referência aos meses de Outubro Rosa e Novembro Azul, o Sistema OCB/TO, por meio de sua campanha Cooperar Pela Vida, está apoiando a iniciativa de construção do Salão de Amor nas dependências do Hospital de Amor, ação do Dia C promovida pelo Sicoob Tocantins. A iniciativa que busca a autoestima das mulheres em tratamento de câncer foi reforçada no evento e estará arrecadando valores até o dia 30 de novembro pelo pix: [email protected]
Fonte: Sistema OCB/TO
Discussão sobre post