Na manhã do dia 17 de agosto, mais de mil participantes marcaram presença na primeira edição da Corrida da Cooperação em solo capixaba. O evento, que uniu prática esportiva e solidariedade, arrecadou mais de R$ 63 mil em doações. O valor foi destinado a três instituições sociais do Espírito Santo: a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), o Instituto Bem Brasil e o Instituto João XXIII.
A iniciativa integrou as comemorações do Dia de Cooperar (Dia C), uma celebração anual do cooperativismo brasileiro que mostra, na prática, como o modelo de negócio transforma realidades por meio do voluntariado e da responsabilidade social. No Espírito Santo, a corrida foi a forma escolhida para celebrar esse movimento, promovendo saúde, bem-estar e impacto positivo na comunidade.
Após a entrega das medalhas e a formação dos pódios, foi realizado o momento simbólico de repasse das doações às instituições beneficiadas. A ação reforçou o propósito do evento e celebrou o impacto coletivo gerado pela participação de todos.
Associação dos Amigos dos Autistas (AMAES)
A Amaes atua no Espírito Santo oferecendo atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Com unidades em seis municípios, a associação presta serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde, além de promover ações de conscientização e inclusão. O trabalho é conduzido por uma equipe multidisciplinar e tem como foco o acolhimento, autonomia e qualidade de vida.

De acordo com a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, o valor recebido será utilizado para manter o funcionamento das seis unidades da associação e dar continuidade ao impacto positivo na vida de pessoas com autismo e suas famílias. “A cooperação é capaz de ir muito além de uma linha de chegada. Mais que uma corrida, foi uma verdadeira prova que, cooperando, as pessoas geram inclusão e transformam realidades”, relatou.
Instituto Bem Brasil
O Instituto Bem Brasil promove o desenvolvimento humano por meio de projetos sociais voltados à inclusão, autonomia e geração de renda. Entre suas principais iniciativas estão o Fazendo Arte, que utiliza a arte têxtil como ferramenta de expressão para mulheres em situação de vulnerabilidade; o Guananira, que valoriza a ancestralidade e a diversidade cultural por meio da moda e do artesanato; e o Juventudes, que reúne ações voltadas ao protagonismo jovem, como os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) e a Casa da Juventude.
A superintendente executiva do Instituto Bem Brasil, Mônica Rezende, também comentou sobre a importância do repasse. “A parceria com o Sistema OCB/ES, por meio da doação da arrecadação, vai possibilitar a realização de ainda mais sonhos do nosso instituto, que haviam sido adiados por falta de recursos. Também vai ser possível fazer um fundo emergencial para os momentos de dificuldades”, disse.
Instituto João XXIII
O Instituto João XXIII tem como objetivo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com foco na formação cidadã, no fortalecimento de vínculos e no apoio às famílias. A organização mantém frentes de atuação que incluem oficinas culturais, esportivas e de tecnologia no contraturno escolar, além de ações voltadas à comunidade, como cursos de qualificação profissional.
Segundo a diretora-presidente Adriana Bergi, a doação também será fundamental para garantir a continuidade dos projetos desenvolvidos. “A doação será utilizada integralmente para a viabilização do desenvolvimento das nossas atividades e também para a alimentação das crianças e adolescentes, já que oferecemos lanches todos os dias, garantindo a segurança alimentar daqueles que participam”, atestou.
Sobre o Dia C
Inspirada no sétimo princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade, a Corrida da Cooperação reforça o papel das cooperativas como agentes de transformação social, que vão além dos negócios e colocam as pessoas no centro de tudo. É esse o objetivo do Dia de Cooperar, momento em que ações solidárias e de voluntariado são realizadas e incentivadas por coops de todo o Brasil. Em 2024, as cooperativas capixabas registraram 145 ações, somando mais de 103 mil pessoas beneficiadas pelas atividades.
Fonte: Sistema OCB/Es com adaptações da MundoCoop