Mais de mil atletas pintaram as ruas de Vitória e Vila Velha de verde, na manhã deste domingo (17/8). As cidades foram palco da primeira edição da Corrida da Cooperação, realizada pelo Sistema OCB/ES. O evento contou com uma corrida de 7km e uma caminhada de 2 km.
Os corredores largaram às 6h30, na Praça do Papa, passaram pela Terceira Ponte e finalizaram o percurso no Parque da Prainha, em Vila Velha. Já os participantes da caminhada contornaram o Sítio Histórico do Parque da Prainha.
Na corrida, o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada foi Fabio Luiz Suarez de Freitas, que completou a prova no tempo líquido de 24min16, ganhando o 1° lugar da categoria masculino geral. O mineiro que hoje mora em São Paulo veio ao estado para participar de um aniversário, ficou sabendo da corrida e decidiu participar.
“A prova foi muito bonita. A subida foi meio difícil, mas valeu a pena, compensou. Ficar em primeiro lugar é emocionante, o pessoal estava bastante animado na chegada, foi bem legal. Já tem um tempo que eu corro e sempre que tenho a oportunidade de participar de ações beneficentes, eu participo”, explicou.
Na categoria feminino geral, a grande vencedora foi Eudthe Possato Vargas, que finalizou a prova com um tempo líquido de 31min55. “É sempre um desafio. Desde abril, estou me aventurando no mundo da corrida e resolvi treinar para fazer a meia maratona de Vitória. Hoje surgiu a oportunidade de estar aqui participando, brincando, me superando. Nem eu acreditei quando fiquei sabendo que eu era o primeiro lugar na categoria feminina geral”, disse.
O evento contou com a presença de personalidades e parceiros do cooperativismo. Uma delas foi o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que teve uma categoria especial dedicada em sua homenagem. “Fico muito feliz em participar desta, que é a primeira edição da corrida. Já tenho aqui o troféu histórico da minha categoria”, brincou o chefe do Executivo estadual ao subir no pódio.
Em sua primeira edição, a Corrida da Cooperação foi elogiada pelos participantes. O delegado de polícia Érico Mangaravite destacou a organização do evento. “Por ser a primeira edição, vocês estão de parabéns. Em termos de organização a corrida estava perfeita, os postos de hidratação nos lugares certos, a equipe de apoio a toda hora orientando qual era o caminho correto, a qualidade do material que a gente recebeu e o acolhimento na chegada. Espero que venham muitas outras edições e que eu possa participar de todas elas”, destacou.
Além de incentivar a prática esportiva, o evento teve um propósito solidário. Como forma de gerar impacto para um número maior de pessoas, o Sistema OCB/ES decidiu destinar o valor das inscrições para doação. O total de R$ 63.046,60 arrecadado com a ação será direcionado a três instituições que desenvolvem trabalhos sociais no estado: o Instituto João XXIII, a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e o Instituto Bem Brasil. Por isso, a ação se conecta ao Dia de Cooperar, o movimento de solidariedade e voluntariado do cooperativismo brasileiro.
Na avaliação do presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, a estreia da Corrida da Cooperação foi um sucesso. “Me emocionei ao ver tantas pessoas reunidas, participando de um evento que tem uma causa social por trás. O resultado nos surpreendeu positivamente. Estava tudo muito bem-organizado, o que proporcionou uma experiência agradável aos atletas. Com toda certeza, esta foi a primeira de muitas”, relatou.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, considera o evento um marco no histórico do Dia de Cooperar no Espírito Santo. “Até 2024, celebrávamos o Dia C com ações sociais em comunidades da Grande Vitória, ofertando serviços gratuitos para a população. Em 2025, reconhecido pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, decidimos inovar. Nos inspiramos no Sistema Ocemg, de Minas Gerais, e tivemos uma excelente adesão dos capixabas”, detalhou.
Além da realização do Sistema OCB/ES, a Corrida da Cooperação contou com o apoio da Prefeitura de Vitória, Prefeitura de Vila Velha, Senac ES, Extrabom e Unimed Espírito Santo.
Vencedores
Foram premiados com troféus os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino e os três primeiros colocados de cada categoria por faixa etária (masculina e feminina). A seguir, confira os vencedores das categorias gerais!
Geral Masculino:
- 1° lugar: Fabio Luiz Suarez de Freitas
- 2° lugar: Alexandro Lovo Pires
- 3° lugar: Merisvaldo Silva Santos
- 4° lugar: Vitor Gregório Assunção
- 5° lugar: Philip Soares
Geral feminino:
- 1° lugar: Eudthe Possato Vargas
- 2° lugar: Lorena de Carvalho Salles
- 3° lugar: Charlene Karla Vilvock Jacob
- 4° lugar: Simoni Paiva Angelo
- 5° lugar: Marcia Cristina Barcellos de Oliveira



Fonte: