Estimular o cooperativismo, a vida em comunidade e fortalecer o processo de criação de novos líderes comunitários. Esses são alguns dos objetivos para a criação das cooperativas mirins em Toledo, ação que conta com o apoio do Sicoob Meridional e da Prefeitura de Toledo desde o início. E duas delas ampliaram esses objetivos com a conquista de novas sedes: a Cooperativa Escolar Mirim Osvaldo Cruz (Cooemoc) na Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Distrito de Vila Nova, e a Cooperativa Escolar Mirim Orlando Luiz Basei (Coopermolb), na Escola Municipal Orlando Luiz Basei, no Distrito de Novo Sarandi. As cerimônias foram realizadas na noite desta sexta-feira (16).

O prefeito Mario Costenaro afirmou ser “um pouco filho do associativismo e do cooperativismo” pelos cargos ocupados ao longo de sua trajetória, como da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), por exemplo. Emocionado com as apresentações culturais, Costenaro se dirigiu às crianças citando a possibilidade “de fazer juntos um mundo melhor a partir do nosso próprio universo e o cooperativismo talvez seja um dos caminhos mais firmes para se atingir esse propósito”.
Na visão do vice-prefeito Lucio De Marchi, estas cooperativas representam “espaços de aprendizado, união e crescimento de todos”.
O presidente do Sicoob Meridional, Sonir Dalabarba, parabenizou as duas cooperativas pela conquista das novas sedes. “Não é o espaço físico e sim as atitudes que abrem oportunidade destas crianças serem pessoas melhores no futuro. Muitos não tiveram essa oportunidade”, lembrou.
Participação da comunidade
Para a secretária de Educação, Janice Salvador, esta iniciativa representa um passo importante na formação cidadã e no desenvolvimento de valores como cooperação, responsabilidade e empreendedorismo entre os estudantes. “A participação ativa dos alunos, professores, direção e comunidade escolar mostra que, juntos, é possível construir um futuro mais justo, colaborativo e promissor”, afirmou.
Fonte: Toledo News com adaptações da MundoCoop