Pela primeira vez, a Fundação Aury Luiz Bodanese – entidade social sem fins lucrativos com foco em ações socioambientais, mantida pela Aurora Coop – promoveu a Ação Cooperada na região Nordeste. O evento ocorreu em 16 de julho e impactou mais de 500 pessoas em Santa Terezinha (PE), no sertão nordestino.
Estudantes da Escola Municipal Monica Tavares Guimarães e da Escola Municipal José Paulino de Siqueira participaram da ação, que contemplou atividades recreativas e educacionais como jogos, oficinas, brinquedos infláveis e pintura facial. Além disso, houve distribuição gratuita de cachorro-quente, algodão-doce, refrigerante e bebida láctea da Aurora. Voluntários da unidade Aurora Coop de Recife (PE) cooperaram para possibilitar que a ação atingisse um número expressivo de pessoas e proporcionasse um dia memorável.
O Gerente de Vendas da unidade, Felipe Menezes Campos, salienta que o evento representou muito mais que um momento de lazer. “A ação foi pensada com propósito: promover cuidado, conscientização e esperança. Foi realizada com o apoio dos voluntários que se deslocaram de Recife para o sertão do estado com muita vontade, carinho e empenho para alegrar o dia das crianças, resultando em um feedback muito positivo”, relata. A escolha por promover o evento no sertão nordestino se deu pela motivação da equipe em atender as vulnerabilidades da região.
A Analista de Programas Sociais, Darcivana Squena, ressalta que a ação cumpre o planejamento anual previsto pela Fundação Aury Luiz Bodanese. “Marcamos de forma brilhante a última Ação Cooperada de 2025. Foram quatro grandes ações realizadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco, fortalecendo a relação da Fundação e sua mantenedora junto aos voluntários e as comunidades”, conclui.
Informação e Aprendizado
No dia anterior à Ação Cooperada, os estudantes participaram do Cinema da Prevenção, que abordou o combate ao abuso infantojuvenil, e de uma palestra de educação ambiental, com a exposição do filme “A Turminha da Reciclagem” e informações sobre destinação correta dos resíduos, além da preservação do meio ambiente. Dessa forma, a Fundação Aury Luiz Bodanese reafirma seu compromisso com a aprendizagem das crianças e adolescentes de maneira adequada para cada faixa etária.
“Educadores das escolas e moradores locais destacaram a importância dos temas abordados nesse movimento de proteção infantojuvenil, assim como acreditam que as ações realizadas terão impacto em novos movimentos de conscientização e cuidado com as crianças, que são o futuro da comunidade”, finaliza Felipe.


Fonte: MB Comunicação com adaptações da MundoCoop