A Unicred Mato Grosso reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao fazer uma parceria inovadora com o Sebrae Mato Grosso para neutralizar os impactos ambientais gerados durante todos os seus eventos de resultados realizados no primeiro trimestre deste ano. A iniciativa visa mitigar os impactos ambientais das atividades da cooperativa, demonstrando o comprometimento com a preservação de florestas nativas e cooperando para o combate das mudanças climáticas.
Este investimento marca um avanço importante rumo à obtenção do Selo Tesouro Verde Sebrae. O primeiro evento onde essa parceria foi estabelecida aconteceu em Porto Velho (RO), no dia 29 de fevereiro, com a compensação dos recursos naturais utilizados e seus impactos no meio ambiente por meio de créditos de sustentabilidade e biodiversidade.
O presidente da Unicred MT, Ronivaldo Lemos, enfatiza a importância desse investimento ambiental. “A cooperativa retribui à natureza sua cota socioambiental, deixando um saldo positivo em nossos eventos. Este é um investimento fundamental para a preservação das florestas nativas brasileiras e o combate às mudanças climáticas, reafirmando nosso compromisso com as futuras gerações e a valorização da vida”, afirmou.
Além disso, o presidente destaca que a Unicred MT vem adotando ações para compensação ambiental, como a obtenção do Selo CarbonFree Brasil, que atesta o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade.
Selo Tesouro Verde
O Selo Tesouro Verde Sebrae, fruto da parceria entre o Sebrae Mato Grosso e a BMV Global, oferece às empresas parceiras a oportunidade de ampliar seu desempenho por meio do engajamento em práticas sustentáveis. Este selo proporciona segurança aos clientes, com um sistema de rastreabilidade blockchain e lastro de Instrumento Financeiro no mercado regulado, garantindo os benefícios dos serviços ecossistêmicos, como os Créditos de Sustentabilidade/Biodiversidade.
O projeto Tesouro Verde Sebrae não apenas incentiva a preservação da floresta nativa e seu ecossistema, mas também estimula o desenvolvimento socioambiental, promovendo uma gestão mais consciente e responsável por parte das empresas participantes. Através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), proprietários de florestas nativas são remunerados, intensificando a proteção dessas áreas essenciais para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.
“Com essa parceria estratégica e seu compromisso contínuo com a sustentabilidade, a Unicred MT reforça seu papel como agente de mudança positiva, contribuindo para a construção de um futuro mais verde e próspero para todos”, concluiu Ronivaldo Lemos.
Fonte: Unicred MT
Discussão sobre post