No dia de 07 de dezembro, o Sicoob Cecremef vai realizar, em parceria com o Instituto Sicoob, o Sebrae e o Sescoop-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) o 1º Encontro com Gestores Comunitários das 15 cozinhas participantes do projeto “Prato Feito Carioca”, da Prefeitura do Rio de Janeiro. A cooperativa associada ao Sicoob Rio levará os programas do INSTITUTO SICOOB às comunidades responsáveis pela administração dos recursos do projeto. O objetivo é auxiliar na melhor administração e otimização da verba disponibilizada.
“Identificamos com as lideranças comunitárias as demandas de orientação financeira e de questões legais e tributárias, que implicam também na melhor utilização do total da verba repassada para execução do projeto. Com esse primeiro encontro estamos iniciando o relacionamento com os líderes e os aproximando do conhecimento dessas questões que serão determinantes para o êxito do projeto “Prato Feito” em suas comunidades. Estamos muito gratos por fazer parte de algo maior, pois enquanto cooperativistas acreditamos que ações como essas contribuem para transformações nessas comunidades”, define Cristiane Quaresma, analista de Gente e Cultura e Pessoa de Apoio Estratégico do Instituto Sicoob.
Atualmente o projeto “Prato Feito Carioca” está em curso em 15 comunidades, fornecendo 280 refeições por dia, em cada uma das cozinhas, 4200 no total, para os moradores de extrema pobreza e vulnerabilidade social. O programa foi lançado este ano pela Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). É o primeiro da história da cidade voltado para garantir alimentação com qualidade para a população em situação de insegurança alimentar. A política pública visa fortalecer ações coletivas e dar início à construção da Rede Carioca de Segurança Alimentar e Nutricional para enfrentar a volta da fome trazida pela recessão econômica e agravada pela pandemia de Covid-19.
Fonte: Imprensa Sicoob
Discussão sobre post