Com olhos curiosos e muitas perguntas, alunos do 2º e 5º ano de duas escolas municipais de Capivari participaram de uma visita educativa à agência e à unidade administrativa do Sicoob Cooplivre na última semana. A experiência proporcionou aos estudantes uma imersão no universo das finanças e da cooperação, unindo o conteúdo aprendido em sala de aula com a vivência prática do funcionamento de uma instituição financeira.
As turmas do 5º ano da EICAP Aldo Silveira e do 2º ano da EICAP José Annicchino Fu Paulo já têm a educação financeira inserida em sua grade curricular e participam de ações realizadas em parceria com o Sicoob Cooplivre. Entre as atividades anteriores, está a contação de histórias da coleção infantil Financinhas, que aborda, de forma lúdica, temas como poupança, consumo consciente e planejamento.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer desde a área de autoatendimento até setores internos da agência, entendendo na prática como funciona o dia a dia de uma cooperativa de crédito. Eles também foram recepcionados na sede administrativa, onde interagiram com membros do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e de diferentes setores da cooperativa.
A proposta foi ampliar a compreensão das crianças sobre os processos internos de uma cooperativa e sua atuação na vida financeira dos associados. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e se familiarizar com conceitos como cooperação, responsabilidade financeira e cidadania.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cooplivre, Arlindo Battaglin Junior, ações como essa são parte fundamental do compromisso da cooperativa com a comunidade. “Ficamos sempre muito felizes e animados quando temos oportunidade de participar ativamente da vida das crianças da nossa comunidade. Essa visita foi mais uma ação concreta do trabalho contínuo da cooperativa e do nosso compromisso em fortalecer os laços com a comunidade e investir na formação das novas gerações”, afirmou.
Com 47 anos de história, o Sicoob Cooplivre atua como referência na promoção de valores cooperativistas e educação financeira em toda a região, desenvolvendo projetos voltados a públicos de todas as idades.
Fonte: O Seminário com adaptações da MundoCoop