Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida por meio do acesso à água tratada e esgoto adequado, o Programa Saneamais, promovido pelo Sistema Ailos, já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas desde sua criação, em 2022. A iniciativa oferece crédito orientado e educação financeira para que famílias realizem obras de saneamento dentro de casa, como a construção de banheiros, conexão à rede de esgoto, instalação de fossas sépticas, filtros, caixas de gordura, reformas hidráulicas e sistemas de reaproveitamento de água da chuva.
O programa nasceu na Viacredi, uma das 13 cooperativas que integram o Sistema Ailos, em parceria com a organização internacional Water.org; posteriormente, passou a ser um produto sistêmico, contemplando outras cooperativas Ailos. Hoje, o Saneamais está em expansão para outras regiões, levando transformação social especialmente para comunidades com infraestrutura deficiente, como o Vale do Itajaí (SC), onde apenas 7 dos 51 municípios possuem rede de esgoto, todos com cobertura inferior a 60%, conforme dados do Governo de Santa Catarina.
O cenário nacional também reforça a urgência do tema. Segundo o Instituto Trata Brasil, o país despeja diariamente o equivalente a 5.481 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento no meio ambiente. Em julho, o volume acumulado já ultrapassava 1 milhão de piscinas em 2024. Esse déficit afeta diretamente a saúde pública: apenas em 2023, foram mais de 11 mil mortes por doenças associadas à falta de saneamento.
Casos como o da cooperada Sabrina Garbari Cipriani, de Nova Trento (SC), mostram como o programa pode mudar vidas. Com o apoio do Saneamais, ela investiu na construção de um banheiro no próprio salão – anexo à casa dos pais. Antes disso, era preciso recorrer ao banheiro da casa sempre que alguma cliente precisava. Com o novo espaço, Sabrina garantiu mais comodidade para quem frequenta o salão e reforça sua dedicação em transformar o pequeno negócio em um ambiente cada vez mais acolhedor e estruturado. “Agora, quando as suas clientes vêm no salão, elas já podem usar o novo banheiro, construído com todo amor e carinho”, comemora a empreendedora.
“Mais do que uma linha de crédito, o Saneamais representa a dupla missão do cooperativismo: promover inclusão social por meio do acesso a melhorias em água e saneamento doméstico e manter a sustentabilidade econômica da operação. O marco de 10 mil pessoas beneficiadas reafirma nosso compromisso com soluções que mudam vidas e fortalecem a viabilidade da cooperativa no longo prazo”, afirma Paulo Henrique Tomas da Silva, coordenador de Crédito PF e PJ da Central Ailos.
Com mais de 1.300 famílias atendidas diretamente, o Saneamais segue em expansão no Sistema Ailos, com o propósito de levar saúde, dignidade e um novo jeito de viver para milhares de pessoas.
Fonte: Sistema Ailos com adaptações da MundoCoop