O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9,5 milhões de associados, reafirma seu papel como parceiro do esporte ao anunciar o patrocínio oficial do Campeonato Paranaense de Futebol 2026. A competição já está em andamento e segue até 7 de março, marcando uma mudança no formato após seis anos. Nesta edição, 12 equipes estão divididas em dois grupos de seis times na primeira fase, com disputas em sistema de mata-mata a partir das quartas de final.
Entre os participantes estão Athletico-PR, Coritiba, Operário-PR, Londrina, Maringá, Cianorte, São Joseense, Cascavel, Azuriz e Andraus, além de Galo Maringá e Foz do Iguaçu, que retornam à elite do futebol paranaense nesta temporada.
O apoio do Sicredi ao esporte é uma prática consolidada ao longo dos anos. Presente em competições regionais, a instituição financeira cooperativa investe no futebol e em diversas iniciativas esportivas em todo o país. “Acreditamos no esporte como um agente de transformação, capaz de unir pessoas, fortalecer comunidades e gerar oportunidades, além de reforçar o espírito de coletividade do cooperativismo. Apoiar o Campeonato Paranaense é também investir no desenvolvimento do Paraná e valorizar uma paixão que faz parte da identidade do nosso estado”, destaca o gerente de comunicação e marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério de Lorenzo Leal.
Futebol amazonense
Além do patrocínio no Paraná, o Sicredi também passa a dar nome ao Campeonato Amazonense de Futebol em 2026. Após um hiato de 11 anos, a competição volta a contar com naming rights e será denominada Barezão Sicredi, por meio de contrato de patrocínio master firmado com a cooperativa financeira. O anúncio oficial foi feito pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
A abertura do Barezão 2026 está marcada para sábado (10), às 18h30, com o confronto entre Amazonas FC e São Raimundo, na Arena da Amazônia. O presidente da FAF e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednailson Rozenha, destacou a retomada do modelo como um marco para o futebol local. “A última vez que o Campeonato Amazonense teve naming rights foi em 2014. Em 2026, o Barezão volta a ter naming rights com o Sicredi para mostrar que temos, sim, um produto comercialmente viável, atrativo para grandes marcas e grandes empresas, colocando a nossa competição no nível de excelência que ela merece”, afirmou.
O acordo foi intermediado pela Footmart, empresa responsável pela gestão comercial da FAF. Para o CEO da empresa, Roberto Peggy, o anúncio consolida um novo momento do futebol amazonense. “Já tivemos o anúncio da emissora que vai transmitir o Campeonato Amazonense em 2026, que é a N Sports. Também contamos com a chegada da marca de material esportivo Super Bolla, que vestirá os árbitros em todas as competições oficiais da federação. Agora, com o naming rights com o Sicredi, a expectativa é ainda maior. O futebol amazonense está cada vez mais fortalecido”, declarou.
Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof, ao cooperar com campeonatos de futebol, modalidade esportiva amplamente popular no país, a instituição ajuda a valorizar o esporte local e colocar em prática sua missão de levar o cooperativismo para mais pessoas. “O futebol amazonense ganha visibilidade e, por acreditarmos no esporte e nas mudanças positivas que ele pode provocar na vida das pessoas, apoiamos também o Barezão e estamos muito confiantes no sucesso da competição”, afirmou.
No Amazonas, o Sicredi está presente desde 2020. Atualmente, possui nove agências instaladas em sete cidades e reúne mais de 26 mil associados, entre pessoas físicas, jurídicas e produtores rurais, que confiam na instituição e nos benefícios do cooperativismo de crédito.
Fonte: Portal do Hiel Levy e Sicredi, com adaptações da MundoCoop












