A Cooperativa Educacional de Linhares (CEL) possui capacidade avançada para implementar a educação empreendedora. Essa foi a conclusão do Radar de Educação Empreendedora, ferramenta do Sebrae que mensura o grau de implementação da educação empreendedora em instituições de ensino. A CEL alcançou o índice de 100% na avaliação de 2023.
O radar levou em consideração cinco eixos: Atores, Cultura, Estrutura, Recursos e Políticas Públicas. Cada um analisa dimensões distintas, porém complementares e que convergem quando o assunto é fomento da educação empreendedora.
A coop educacional já havia participado da avaliação em 2022, quando alcançou a porcentagem de 96%, também considerada avançada. Esse índice cresceu após a CEL intensificar suas atividades relacionadas ao empreendedorismo no ambiente escolar. “Ao aderirmos ao projeto Jovem Coopreendedor, em parceria com o Sebrae/ES e o Sistema OCB/ES, passamos a adotar algumas práticas que deram mais visibilidade ao empreendedorismo na nossa escola” explica a diretora pedagógica da CEL, Queilla Zorzanelli.
Os alunos do primeiro ao quinto anos aprenderam mais sobre como é empreender, por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), e chegaram até a realizar uma feira de empreendedorismo, iniciativa que teve grande alcance entre a comunidade escolar e local. Já os alunos do sexto ao novo anos participaram de uma aula semanal do projeto Cooperjovem para desenvolverem seu espírito empreendedor.
E não para por aí! A CEL também possui uma cooperativa mirim, a Coopemcel. Fundada em 2018, ela permite que alunos vivenciem na prática o cooperativismo e desenvolvam habilidades que um empreendedor precisa ter, como capacidade de gerir finanças, produzir e comercializar com sustentabilidade, liderar equipes entre outras habilidades.
“O empreendedorismo está no DNA da CEL. Nossa trajetória é toda voltada para a superação das dificuldades, bem como de inovação. E em função das ações que desenvolvemos, a expectativa era de crescimento na pontuação do radar. Ficamos felizes ao atingir a nota máxima”, conta Zorzanelli.
A intenção da coop educacional é manter a parceria com o Sebrae/ES e a participação no Radar de Educação Empreendedora nos próximos anos, com o intuito de mensurar e estimular continuamente o fomento do empreendedorismo na escola.
APOIO DO SISTEMA OCB/ES
Com o propósito de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba, o Sistema OCB/ES atua sempre em parceria com as coops do Espírito Santo. A conquista da CEL é mais um exemplo dessa postura, já que a organização estadual do coop viabilizou a parceria com o Sebrae.
“O Sistema OCB/ES é a cereja do bolo dessa conquista, pois foi por meio dele é que a articulação aconteceu. Foi graças aos colaboradores da instituição que a parceria com o Sebrae aconteceu e tem dado esse resultado que nos motiva a caminhar. Afinal, sozinhos até podemos ir mais depressa, porém, juntos vamos mais longe”, reconhece Queilla Zorzanelli.
Fonte: Sistema OCB/ES
Discussão sobre post