O Fundo Social 2023, programa que destina parte dos resultados da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP para projetos sociais, de interesse coletivo, destinou R$ 1.553.765,52 em verbas para entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos. Ao todo, 181 projetos das regiões de atuação da cooperativa foram contemplados, beneficiando mais de 250 mil pessoas, nos estados do Paraná (147 projetos), Santa Catarina (15 projetos) e São Paulo (19 projetos).
O Fundo é constituído e mantido com recursos originários de destinação de percentual determinado das sobras líquidas da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, apuradas em cada exercício. A composição desses recursos se dá por meio da destinação de até 3% das sobras da cooperativa do exercício anterior, conforme o Estatuto Social. Cabe ao Conselho de Administração, a cada ano, decidir qual será o percentual, observando o limite previsto no Estatuto. Para este ano, o Conselho de Administração da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP destinou 2% do resultado do exercício anterior, valor que foi distribuído entre as 30 agências da cooperativa.
Em Campinas e região metropolitana, 19 entidades dos municípios de Valinhos, Paulínia, Hortolândia, Sumaré e Nova Odessa, onde a cooperativa possui agências, foram contempladas. Projetos nas áreas de educação, saúde, inclusão social, esporte, cultura, desenvolvimento local, meio ambiente e segurança vão receber de 1 a 12 salários mínimos por entidade. A cooperativa disponibiliza o recurso e a instituição tem até o final do ano para realizar a ação e, posteriormente, prestar contas da utilização do recurso e dos resultados do projeto.
“Este é o segundo ano que a cooperativa destina verbas para o Fundo Social. Em 2022, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas por meio de 92 projetos divididos entre agências da área de atuação da cooperativa. Agora, triplicamos o número de pessoas beneficiadas. As questões sociais, ambientais e de governança têm sido essenciais para planejar o futuro, por isso acreditamos que, ajudando a viabilizar projetos sociais como estes, estamos melhorando a vida e contribuindo para o bem-estar social das pessoas e das cidades onde atuamos”, destaca o presidente da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Eleutério Benin.
Como participar? Entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, estabelecidas nos municípios da área de atuação da cooperativa e associadas à Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, poderão concorrer às verbas do Fundo Social, anualmente. As inscrições são realizadas pelo site, sempre nos dois primeiros meses de cada ano. A divulgação dos projetos contemplados geralmente ocorre em maio, quando os recursos são liberados.
Para a seleção dos projetos são considerados como critérios: maior número de pessoas impactadas; maior temporalidade dos benefícios gerados; maior benefício social à comunidade; maior abrangência local; êxito em projetos similares já realizados; e aprovação da prestação de contas, caso a entidade já tenha sido contemplada em exercícios sociais anteriores com recursos do Fundo Social.
Fonte: Imprensa Sicredi
Discussão sobre post