Em uma iniciativa voltada para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, o Sicoob Credicampo, em parceria com a Associação de Preservação Ambiental (Apamig) – com o sistema Campo Limpo, realizou a primeira edição do projeto “Recolher para Proteger”.
A ação, que tem como objetivo principal o descarte correto de embalagens vazias de defensivos agrícolas, reforça a importância da conscientização ambiental entre os produtores rurais e a comunidade.

O projeto percorreu quatro cidades da região, incluindo Lagoa Dourada, Carandaí, Casa Grande e Entre Rios de Minas promovendo o recolhimento de diferentes tipos de materiais.
Nesta edição, foram coletadas mais de 2 toneladas de embalagens flexíveis, mais de 3 toneladas de papelão e mais de 14 toneladas de galões plásticos, garantindo o destino adequado a um volume expressivo de resíduos.
Além disso, 118 produtores rurais foram diretamente beneficiados com a iniciativa, tendo a oportunidade da destinação correta dos materiais, em suas próprias cidades.
A correta destinação das embalagens vazias evita a contaminação do solo e da água, reduzindo impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana.
“O compromisso do Sicoob Credicampo com a sustentabilidade vai além da coleta de resíduos, a cooperativa incentiva a adoção de boas práticas ambientais e promove ações de conscientização em prol de um futuro mais verde e responsável. Reforçando isso, o Sicoob Credicampo é uma cooperativa com selo carbono neutro, compensando suas emissões de gases de efeito estufa e contribuindo ativamente para a mitigação das mudanças climáticas”, afirma Saulo Mascarenhas, presidente do Conselho de Administração da cooperativa.
O projeto Recolher para Proteger demonstra a importância na construção de um campo mais sustentável, fortalecendo o compromisso do Sicoob Credicampo com a responsabilidade socioambiental e inspirando novas ações para um planeta mais equilibrado e saudável.
O projeto contou ainda com as parcerias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e das Prefeituras Municipais de Lagoa Dourada, Carandaí, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Jeceaba e Desterro de Entre Rios.
Fonte: Entre Rio News com adaptações da MundoCoop