Pelo 4º ano seguido, a cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA realiza neste mês a campanha Amor em Ação – Doe Lenços e Cabelos. A iniciativa é referente ao Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização e alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente do câncer de colo do útero.
No ano passado, mais de duas mil mechas foram arrecadadas e este ano a expectativa é de um engajamento ainda maior das pessoas para que esse volume seja superado.
Na ação, a cooperativa pretende arrecadar lenços e cabelos para confecção de perucas, que serão distribuídas para mulheres em tratamento contra a doença. A intenção é atenuar o desconforto causado pelo tratamento e seus efeitos colaterais, que provoca a perda de cabelo, e assim ajudar a resgatar a autoestima dessas pacientes.
A campanha é realizada em toda a área de atuação da cooperativa, que está presente em mais de 30 municípios e distritos no Norte de Mato Grosso e no Oeste do Pará. As agências realizarão ações complementares para mobilização e sensibilização da sociedade para com a causa. Entre as iniciativas estão workshops, palestras, dia da beleza, mutirão para doação de cabeço ou lenço, entre outras.
As agências serão pontos de coleta e serão feitas parcerias com salões de beleza e outros estabelecimentos comerciais, que também poderão receber as doações. “As agências vão realizar as ações conforme sua programação. Quem se sensibilizar com a causa pode procurar a agência e fazer a doação do lenço ou do cabelo. Toda ajuda é bem-vinda e toda a comunidade está convidada a participar”, afirmou Carla Borre, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo.
Carla, que é responsável pelo Comitê Mulher da cooperativa, é a idealizadora do projeto junto com outras integrantes do Comitê em Guarantã do Norte. O Comitê também está instalado em Novo Progresso e Itaituba, sudoeste do Pará.
“Quando começamos com a doação de lenços, lá em 2019, percebemos que as mulheres desejam mais as perucas, e nos esbarramos com a falta de matéria-prima para fabricá-las. Então decidimos incentivar também a doação de cabelos. A doação pode ser feita em qualquer agência da Sicredi Grandes Rios”, disse Carla.
Ela destacou ainda, que não importa se o cabelo tem algum tratamento ou química. A única exigência é que seja a partir de 15 cm de comprimento e as doações podem ser feitas ao longo de todo o mês de outubro.
O material arrecadado será destinado a instituições como o MT Mama de Cuiabá, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop, a Casa Rosa de Santarém, oeste do Pará, que foram beneficiadas na última edição, além de outras instituições indicadas pelas agências.
Fonte: G1
Discussão sobre post