A Banricoop lança no Dia de Cooperar, o Dia C, o projeto Cooplantar, iniciativa que reforça o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade, a educação ambiental e a comunidade. Com o apoio do Sistema Ocergs, por meio do Sescoop/RS, a ação vai doar 1.000 mudas nativas para plantio no leito do Rio Forquetinha, no Vale do Taquari, no dia 30 de agosto.
Além da doação, colaboradores e cooperados participarão de um mutirão de replantio, vivenciando na prática os valores do cooperativismo e contribuindo para a recuperação da vegetação ciliar, medida preventiva fundamental para minimizar os efeitos de enchentes, deslizamentos e erosão.
Educação ambiental gratuita e acessível
O projeto também inclui oficinas gratuitas e online de Educação Ambiental, com conteúdos voltados à conscientização sobre mudanças climáticas e atitudes sustentáveis no cotidiano. Serão três encontros com os seguintes temas:
- Entendimento da relação entre excesso de CO₂ e eventos climáticos extremos
- Dez ações práticas para reduzir a emissão de carbono
- Implementação de uma iniciativa ambiental com suporte técnico e material
Parcerias que fortalecem o impacto social
A proposta conta com o apoio técnico da professora Elisete Maria de Freitas (Univates) e das biólogas Keli Bernardes e Alana Freitas (Botanismo), além do incentivo institucional do Sistema Ocergs, viabilizando o alcance e a qualidade das ações.
Segundo a Banricoop, o Cooplantar nasceu do desejo de transformar o impacto da enchente de 2024 em ações concretas de prevenção e mobilização. “O cooperativismo mostrou sua força em momentos de crise. Agora, precisamos pensar no que podemos fazer para reduzir os impactos desses eventos no futuro”, destaca a equipe organizadora.
Fonte: Sistema Ocergs com adaptações da MundoCoop