A Coocacer realizou, no dia 14 de janeiro, em Uberlândia-MG, a primeira ação do Projeto “Café com Amor”, uma iniciativa do programa Café Sustentável, inserida no Eixo Social da cooperativa. A ação une solidariedade, cooperativismo e cafeicultura para levar café especial ao Hospital do Câncer de Uberlândia, onde a bebida será servida a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde como símbolo de cuidado, acolhimento e esperança.
O projeto nasce de um gesto coletivo e da busca da Coocacer em conectar, de forma real e significativa, a produção dos cooperados à comunidade. A ação consiste na doação dos grãos de café de sua produção por parte dos cooperados da Coocacer, enquanto a cooperativa assume integralmente as etapas de seleção, torra, embalagem e logística. O objetivo é garantir que um café de qualidade chegue ao hospital por meio de uma ação concreta de responsabilidade social que demonstra a força do cooperativismo.
Referência em atendimento oncológico humanizado e gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital do Câncer de Uberlândia atende pacientes de dezenas de municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e outras regiões do estado. Milhares de pessoas passam mensalmente pela instituição, que oferece diagnóstico, tratamento, acompanhamento e acolhimento em momentos de grande vulnerabilidade. O trabalho do hospital é viabilizado com o apoio do Grupo Luta Pela Vida, organização filantrópica responsável pela captação de recursos e pela promoção de melhorias estruturais, tecnológicas e humanas. A entidade atua há décadas fortalecendo o atendimento oncológico, investindo em equipamentos, obras, humanização dos espaços e apoio contínuo a pacientes, acompanhantes e profissionais.
Parcerias que conectam, cooperativismo que transforma
A parceria institucional que deu origem ao projeto foi iniciada durante a Abertura da Safra Mineira de Café e o Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável, realizados em 2 de junho de 2025, na sede da Coocacer. O encontro reuniu cerca de duas mil pessoas e marcou a aproximação entre a cooperativa e o Grupo Luta Pela Vida, incluindo a participação da entidade com estande no evento e a destinação integral da venda de bebidas ao hospital: um marco de união entre o cooperativismo, a cafeicultura e a sociedade.
A primeira família a integrar o Projeto “Café com Amor” foi a do cooperado Rubens Tomé Moreno, juntamente com seus filhos que também são cooperados e produtores de café nos municípios de Indianópolis e Araguari. A trajetória da família é marcada pelo amor à cafeicultura e espírito cooperativista, tanto que receberam com entusiasmo o convite para a iniciativa, como conta Jhone Moreno.
“Mais uma vez a Coocacer vem nos surpreendendo enquanto produtores e cooperados com suas ações e atitudes, sobretudo com a iniciativa ‘Café com Amor’, que é uma iniciativa de doação para instituições beneficentes, como o Grupo Luta pela Vida. O que a gente espera como produtor é que isso seja uma semente plantada, que não fique só nessa ação, mas que isso possa ser visto por mais produtores, mais pessoas da sociedade e que esse movimento comece a crescer, não só pelo Grupo Luta pela Vida, mas outras entidades também que sejam beneficentes, que possam favorecer a sociedade. Desejamos que seja um movimento crescente. Eu acredito que isso é uma graça de Deus, pois, podemos retribuir um pouco daquilo que a gente recebe. Essa doação favorece as entidades e reforça o nosso compromisso e da Coocacer com a comunidade, levando um pouco mais de conforto a essas pessoas que tanto sofrem com suas enfermidades, fazendo a diferença na sociedade. Que esse movimento siga fortalecido e crescente”, declara o cooperado.
Ao longo de 2026, dentro das comemorações dos 300 anos da cafeicultura, a COOCACER e seus cooperados darão continuidade às doações ao Hospital do Câncer de Uberlândia. Cooperados interessados podem participar com a doação de café verde, na quantidade desejada, cabendo à cooperativa todo o processamento até a entrega final.
Fonte: Coocacer com adaptações da MundoCoop












